O dom é a prática incansável
Para ser artísta, basta começar
Data da Publicação da Coluna : 16/01/2022 por Marlon Vinicius da Rosa Sarturi
Muitas vezes nos deparamos com a falácia que produzir arte é questão de dom, que não são todas as pessoas que conseguirão, bem como outras, falam que basta apenas treinar para obter o êxito. E eu posso dizer a vocês que ambas falas estão corretas, se você diz que pode fazer, você está certo, se diz que não e busca uma desculpa, também está. Dito isto, a palavra dom não está de acordo com o quanto a pessoa trabalha para realizar sua arte.
Um artista plástico se prepara, tem um começo difícil e mesmo que tenha uma facilidade para realizar seu trabalho, precisa treinar muito, isto serve inclusive para os maiores gênios da arte mundial, pois eles treinaram de maneira exaustiva até chegar em uma perfeição sem igual, tornando em algumas vezes sua arte tão original que seria reconhecida apenas pelo traço, como é o caso de Vincent van Gogh.
Então eu gostaria de encorajar a todos nossos leitores, desafiando-os a começar neste 2022 um caminho nas artes, visto que a prática melhora o desempenho cognitivo, sendo aliada do bem-estar. A facilidade de criar algo vai da capacidade de cada um, se fizermos um pouco a cada dia, aumentamos as chances de consagrarmos nosso lado artístico.
A evolução como ser humano, deveria contar com a motivação e estímulos culturais que poderiam fazer parte desde a escola ou instituição formadora, pois é muito importante para que haja um desenvolvimento no campo afetivo, interpessoal e relacional. As disciplinas de artística ou similares, no ensino médio, poderiam contar com momentos de atividades práticas, podendo descobrir novos artistas.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.