Início Colunista Voltar

A importância da arte

ela é indispensável!




Data da Publicação da Coluna : 22/11/2021 por Marlon Vinicius da Rosa Sarturi


A cultura de cada povo foi e é baseada na arte, pois é uma forma de o ser humano manifestar seus sentimentos e materializá-lo de alguma forma. As primeiras formas de arte conhecidas, são lá do período paleolítico superior em torno de 25.000 a.C, e, durante este período o homem era basicamente caçador-coletor, habitava cavernas e foi onde surgiu as primeiras formas de arte, através de pigmentos e também utilizavam ferramentas para gravar figuras nas paredes das cavernas.

Alguns milhões de anos depois, quando o homem iniciou a prática da agricultura, em torno de 6.000 – 3.000 a.C a arte ganhou muita importância, isto pelo fato das sociedades se tornarem cada vez mais complexas, pois houve também o desenvolvimento de algumas religiões. Neste período, o homem construiu modelos de arte arquitetônicas, como por exemplo as construções denominadas Dolmes, que nada mais era que duas ou mais pedras grandes, estagnadas verticalmente no chão, e outra pedra, parecendo um teto, acima.

Na idade dos metais, de 6.000 a 4.000 a.C, houve a descoberta da técnica da metalurgia, momento onde utensílios como as armas e ferramentas foram desenvolvidas. O homem começou a trabalhar primeiro com o ouro e cobre, primeiramente o cobre era martelado a frio e posteriormente fundido ao fogo e moldado nas formas de pedra ou barro. Anos depois, o ser humano descobriu a liga, cobre/estanho e obteve desta forma o bronze, surgindo um metal mais resistente. Com a melhora a cada ano, o homem começou a trabalhar com o ferro. Neste período, ferramentas muito importantes surgiram, tais como arado e roda.

Nos dias de hoje vivemos em um mundo totalmente tecnológico e que está em alto grau de desenvolvimento. Se analisarmos a evolução do ser humano, notaremos que em pouco tempo a tecnologia ascendeu em nossas vidas e muitos costumes foram perdidos. Se analisarmos os períodos históricos, notaremos que a arte esteve presente e talvez seja para muitos momentos a única forma de registro, pois, e se não houvessem os desenhos nas cavernas, e se o domínio da metalurgia não ocorresse no momento em que ocorreu, como estaríamos hoje?

São perguntas que não podem ser respondidas, apenas refletidas, mas independente do momento da história, visto que a 25 mil a.C ou nos dias de hoje, a arte é indispensável, não importa o tipo de arte. A sociedade deve atribuir valores às artes que temos, é claro que a arte não desaparecerá, mas algumas técnicas que o homem aprendeu a anos atrás podem estar se perdendo, e, uma delas é o desenho à mão livre, já não há tantos desenhistas como havia há 50 anos atrás. Desta forma, devemos refletir sobre, que arte veremos daqui 50 anos?



As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.

Marlon Vinicius da Rosa Sarturi\

colunista


Desenhista trás ao papel grandes inspiração do real ao imaginário