Como cuidar da segurança na hora da limpeza de casa
Dicas práticas que vão ajudar a reduzir o risco de acidentes domésticos durante a limpeza da casa
Data da Publicação da Coluna : 01/06/2023 por Luiz Affonso Mehl
Para manter a casa limpa e organizada, é necessário manter um cronograma de higienização dos ambientes. Além da organização, o uso dos equipamentos adequados, como uma boa escada doméstica, aspirador de pó e produtos específicos para higiene, vai fazer toda a diferença.
Outro aspecto importante que envolve o trabalho doméstico é a adoção de boas práticas de segurança, a fim de evitar acidentes que possam trazer transtornos e problemas mais sérios tanto para o morador quanto para eventuais prestadores de serviços.
Atividades domésticas que oferecem riscos
De forma geral, alguns trabalhos pesados, como limpeza de janelas, vidros, banheiros, locais com pisos escorregadios e móveis altos, exigem uma atenção especial.
Muitas vezes, pequenos descuidos durante a execução das atividades podem resultar em acidentes com graves danos à saúde. A seguir, listamos as atividades domésticas mais perigosas e que merecem uma atenção especial. Confira?!
-
Limpeza de janelas: tanto a limpeza da parte interna quanto da parte externa das janelas pode oferecer riscos, inclusive das esquadrias. O maior risco envolvendo a atividade está relacionado ao potencial de queda?.
-
Higienização de áreas escorregadias: algumas áreas da casa podem ser mais escorregadias, dependendo do tipo de piso usado no local; por isso, nesses locais, a atenção precisa ser redobrada.
-
Manuseio de produtos químicos: esse é, sem dúvida, outro ponto de atenção quando se fala em riscos durante as atividades domésticas. O cuidado com o manuseio adequado de produtos químicos deve ser uma regra, independentemente da familiaridade e da frequência com que se utilizam as substâncias.
-
Locais altos: um dos acidentes domésticos mais comuns envolve a queda de bancos e cadeiras utilizados inadequadamente para auxiliar no acesso a locais mais altos durante a limpeza.
Como aumentar a segurança durante a limpeza da casa
Há uma série de boas práticas e cuidados que podem ser adotados a fim de reduzir o risco de acidentes e aumentar a sua segurança durante a limpeza da casa.
Levando em consideração os maiores riscos acima destacados, listamos algumas dicas de segurança que ajudam a evitá-los. Confira a seguir!
-
A limpeza de janelas e esquadrias deve ser feita com o uso de equipamentos adequados, inclusive equipamentos de proteção individual. Em prédios, não é recomendado colocar o corpo para fora da janela para limpar áreas externas. Existem empresas especializadas na higienização de fachadas e áreas externas em locais de difícil acesso, como prédios e áreas mais altas.
-
Nas áreas escorregadias, faz-se necessário o uso de botas e calçados específicos para pisos com essas características.
-
Os produtos químicos devem ser manuseados seguindo as orientações dos fabricantes. Tais orientações sempre estão presentes nos rótulos dos produtos. Em caso de intoxicação, é necessário procurar auxílio médico imediatamente.
-
Para as atividades em locais altos, além de usar as escadas apropriadas, você precisa fazer uso de equipamentos de proteção individual. Antes de subir na escada, verifique se ela está firme e se você tem segurança para executar a atividade. Se for possível, chame alguém para auxiliar nas tarefas que envolvam a limpeza dos locais mais altos. Essa pessoa pode ajudar a segurar a escada e alcançar produtos, esponjas e panos de limpeza.
Como você pode ver, até pequenas atividades rotineiras podem trazer riscos. Para evitar acidentes, tome todas as medidas de segurança e precauções necessárias. Sempre que você realizar uma atividade de limpeza doméstica que envolva um risco aumentado, procure estar com alguém próximo para que essa pessoa possa lhe auxiliar durante a execução da tarefa.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.