Brasil | Economia e Política
Concurso MPU: mais de 240 mil inscritos se preparam para as provas em maio
Concurso MPU tem mais de 240 mil inscritos para 172 vagas com provas marcadas para o dia 4 de maio.
Data da Publicação da Notícia : 10/04/2025 14:51 por Júlia Cristina Lopes Mota


O aguardado concurso MPU (Ministério Público da União) registrou um número expressivo de candidatos para as 172 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Um total de 241 mil candidatos realizarão a prova que está prevista para ser realizada no dia 4 do próximo mês.
De acordo com a lista preliminar divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção, 142.393 candidatos se inscreveram para os cargos de técnico e 99.160 para as oportunidades de analista. A relação definitiva de inscritos foi divulgada no dia 2 de abril, logo após o período de recursos.
Provas do concurso MPU confirmadas para 4 de maio
Para os concurseiros que pretendem conquistar uma vaga no concurso MPU, a data das provas objetivas e discursivas está definida para o dia 4 de maio de 2025. Os candidatos ao cargo de analista realizarão as avaliações no período da manhã, das 8h às 12h30, enquanto os inscritos para técnico farão as provas à tarde, das 15h às 19h30. Os locais de prova serão disponibilizados no site da FGV a partir do dia 28 de abril.
Estrutura das Avaliações: Objetiva e Discursiva
O concurso MPU contará com duas etapas principais de avaliação: prova objetiva e prova discursiva. A prova objetiva, comum a todos os cargos, será composta por 80 questões, divididas em 50 questões de Conhecimentos Gerais (Módulo I) e 30 de Conhecimentos Específicos (Módulo II).
A prova discursiva propõe a elaboração de uma redação com 20 a 30 linhas, valendo até 40 pontos. Para o cargo de técnico, é necessário acertar no mínimo 12 questões no módulo I, 25 no módulo II e obter um total de 45 acertos no conjunto da prova objetiva para ser aprovado. Já na discursiva, tanto para analista quanto para técnico, o candidato será eliminado se obtiver nota inferior a 20 pontos.
Dicas essenciais para o concurso MPU
Com a proximidade das provas, a preparação intensificada é crucial para o sucesso no concurso MPU. Algumas dicas podem auxiliar os candidatos nesta reta final:
-
Organize o estudo: Crie um cronograma realista, priorizando disciplinas por peso e dificuldade. Revise e foque em suas maiores dificuldades.
-
Faça questões FGV: Resolva provas anteriores da banca para entender o estilo das questões e identificar temas recorrentes.
-
Treine redação: Pratique a dissertação-argumentativa, atentando à estrutura, argumentação e norma culta.
-
Use materiais focados no MPU: Utilize materiais atualizados e específicos do edital, como guias e questões comentadas.
-
Mantenha-se informado: Acompanhe as publicações da FGV e notícias sobre o concurso para atualizações.
A expectativa da secretária-geral do MPU, Eliana Torelly, é que os primeiros aprovados
ingressarão no órgão ainda em 2025. A intenção do órgão é nomear os 172 aprovados nas vagas imediatas e aproveitar o cadastro de reserva durante o prazo de validade da seleção. Portanto, a dedicação nos estudos neste momento pode ser o diferencial para conquistar uma vaga no concurso MPU.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.