| Colunistas
Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada
Modelo atende quem valoriza o envolvimento com a condução e procura uma experiência direta ao volante
Data da Publicação da Notícia : 11/04/2025 04:34 por Sérgio Dias

Sergio Dias

Foram necessários poucos quilômetros para que eu percebesse que o Renault Kardian Evolution MT entrega mais do que apenas uma opção de entrada na linha. A proposta do modelo com transmissão manual de seis velocidades se revelou uma alternativa interessante para quem valoriza o envolvimento com a condução e procura uma experiência direta ao volante.
Durante sete dias, avaliei a versão manual do SUV compacto da Renault em uma rotina mista: trajetos urbanos, enfrentando o trânsito diário e as demandas de um dia comum, além de trechos rodoviários, em viagens para Itatiba e Campinas, ambas no interior de São Paulo. O objetivo foi entender como esse conjunto se comporta em diferentes condições de uso e que tipo de entrega ele proporciona em termos de desempenho, conforto e eficiência.
A versão Evolution MT chega para ocupar uma lacuna na linha Kardian, que até então contava apenas com câmbio automático de dupla embreagem (EDC) nas versões Evolution EDC, Techno e Première Edition. Com um conjunto que privilegia a conexão entre condutor e veículo, o Kardian manual encontra espaço em um segmento onde o envolvimento com a condução ainda é um diferencial valorizado por parte do público.
Entre os destaques positivos da versão avaliada, destaco a possibilidade de trocas manuais, um atrativo para quem busca controle direto sobre o desempenho e gosta de explorar o motor antes de subir as marchas. Também merecem menção a central multimídia com espelhamento sem fio e os equipamentos de segurança presentes de série, sem depender de pacotes opcionais. Como ponto a ser melhorado, o isolamento de ruídos do motor em rotações mais altas ainda pode ser refinado, especialmente em subidas prolongadas ou acelerações intensas.
O Renault Kardian Evolution MT é equipado com motor 1.0 turbo TCe, que desenvolve 125 cavalos de potência e torque de 220 Nm. O câmbio manual de seis velocidades, exclusivo desta versão, foi desenvolvido com foco no público brasileiro, trazendo relações curtas nas três primeiras marchas para priorizar agilidade e arrancadas, principalmente em trechos urbanos. A partir da quarta marcha, as relações ficam mais longas, otimizando o consumo e o conforto acústico em velocidades maiores, como nas estradas. Esse conjunto conta também com volante bi-massa, que tem a função de absorver vibrações e contribuir para um rodar mais suave.
Visualmente, o Kardian adota a nova identidade global da Renault. A grade frontal, com desenhos em forma de diamante e acabamento Black Piano, reforça o visual característico da marca. O logo “Nouvel’R”, posicionado ao centro, é o destaque da dianteira. As rodas biton de 17 polegadas com acabamento diamantado complementam o conjunto visual, que também traz assinatura luminosa em LED na dianteira e traseira. Os faróis têm iluminação 100% LED, distribuída em dois módulos à frente, e proporcionam boa visibilidade, principalmente em condução noturna.
Durante os deslocamentos urbanos, o câmbio manual se mostrou prático e bem escalonado para situações de trânsito. A combinação com o motor turbo entrega retomadas eficientes e arranques rápidos, mesmo com o ar-condicionado em funcionamento e o veículo com carga. Na estrada, o desempenho se manteve satisfatório, com estabilidade em velocidades de cruzeiro e bom isolamento acústico, auxiliado pelas relações mais longas da quinta e sexta marchas.
Os recursos de assistência à condução também contribuíram para uma experiência segura. A versão Evolution MT vem equipada com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração (ESP e ASR), assistente de partida em rampa (HSA), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Todos esses itens estão presentes também nas versões com câmbio automático EDC, o que padroniza o nível de segurança em toda a linha.
No interior, o modelo traz central multimídia flutuante de oito polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital com função automática, painel digital de sete polegadas e volante com ajustes de altura e profundidade. O console central elevado inclui apoio de braço, carregador de celular por indução e quatro entradas USB, distribuídas entre os bancos dianteiros e traseiros.
A experiência de condução pode ser personalizada por meio do sistema MULTI-SENSE, que permite selecionar entre os modos Eco, Sport e MySense. Essa função está integrada à central multimídia e altera tanto o comportamento dinâmico do carro quanto a ambientação interna, com diferentes tonalidades de iluminação disponíveis para os painéis das portas e a própria tela multimídia.
A versatilidade do Kardian também aparece nos detalhes práticos. As barras de teto longitudinais podem ser transformadas em transversais, com capacidade para até 80 quilos de carga, utilizando uma ferramenta específica. O porta-malas, com 410 litros, atendeu bem às necessidades das viagens para o interior, acomodando bagagens e equipamentos sem comprometer o espaço interno.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Mercedes-Benz revoluciona entregas urbanas com Sprinter 317
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança a nova linha Sprinter Street 317, oferecendo uma solução otimizada para o transporte urbano de cargas. Composta pelos modelos Sprinter Truck e Furgão, ambos com PBT de 3,5 toneladas, a linha apresenta avanços significativos em potência e torque. Os veículos ano-modelo 25/26 agora contam com 170 cavalos e 400 Nm, superando a versão anterior em 13% e 18%, respectivamente. Esse aumento reflete na agilidade para acelerações rápidas e segurança durante ultrapassagens.
A possibilidade de condução com CNH categoria B amplia o acesso aos veículos, permitindo maior versatilidade em zonas restritas e facilitando operações em grandes centros urbanos. O preço inicial da linha é de R$ 307.300,00, destacando-se como opção viável para profissionais do setor de logística.
Equipados com o motor OM654, introduzido em 2022, os veículos da linha oferecem características técnicas inovadoras. O motor, com bloco de alumínio e pistões em aço, utiliza a tecnologia NANOSLIDE® no revestimento dos cilindros, contribuindo para menor atrito e maior eficiência. Além disso, o sistema de recirculação de gases de escape reduz emissões, alinhando-se às demandas ambientais. A manutenção é simplificada com intervalo de 30.000 km ou um ano, e as duas primeiras revisões são gratuitas.
New Holland Construction chega aos 75 anos com nova fase
A New Holland Construction celebra 75 anos de atuação no Brasil em 2025, reforçando sua presença em todas as regiões do país com uma estrutura industrial e comercial voltada à inovação e à experiência do cliente. A marca iniciou suas atividades em 1950, no bairro do Brás, em São Paulo, e atualmente opera com fábrica em Contagem (MG) e Centro de Experiência do Cliente em Sarzedo (MG), este último inaugurado recentemente após investimento de R$ 12 milhões.
A unidade industrial mineira, inaugurada em 1970, recebeu nos últimos dois anos aportes de R$ 106 milhões destinados à modernização e ao aumento da capacidade produtiva. No local são produzidas cinco linhas de máquinas pesadas, todas com telemetria embarcada. Equipamentos complementares como rolos compactadores e mini escavadeiras são fornecidos por outras plantas do grupo.
Caminhões em 20 horas: tecnologia chinesa revoluciona o mercado brasileiro
A Foton iniciou oficialmente a operação de sua nova linha de montagem de caminhões em regime CKD (Completely Knocked Down) na cidade de Caxias do Sul (RS). Com foco inicial na montagem de caminhões com peças importadas da China, a empresa busca fortalecer sua presença no mercado brasileiro, oferecendo veículos robustos e eficientes para atender à demanda nacional.
A unidade industrial, localizada no complexo fabril da Agrale, conta com uma área de seis mil metros quadrados e capacidade de produção de cinco mil unidades por ano. A parceria com a Agrale foi considerada estratégica pela Foton devido à infraestrutura local, mão de obra qualificada e proximidade com o Porto de Itajaí (SC), facilitando a logística de importação.
Segundo Fábio Pontes, Diretor de Operações, os caminhões passam por oito estações em linha e quatro fora da linha durante o ciclo de produção, que leva apenas 20 horas. Inicialmente, a planta montará até sete caminhões por dia, incluindo modelos já comercializados no país, como o Aumark S 315, S 715, S 916 e S 1217, além do Auman D 1277, que marca a entrada da empresa no segmento de semipesados. Os modelos podem ser equipados com motor Cummins, transmissão ZF, alta tecnologia embarcada e disponível nas versões manual e automatizada.
ZF atinge produção de 700 mil eixos no Brasil e fortalece liderança no mercado
A ZF atingiu a marca de 700 mil eixos produzidos em sua unidade de Sorocaba (SP), reforçando sua presença no setor agrícola e de construção no Brasil. O número simboliza o avanço da empresa, que há 40 anos nacionalizou a produção desses componentes essenciais para máquinas e equipamentos.
A unidade de Sorocaba desempenha papel estratégico, sendo referência global na inovação e desenvolvimento de eixos. Desde 2018, tornou-se o Centro de Competência do Grupo ZF, responsável por criar soluções que atendem às exigências do mercado internacional. O espaço físico de testes instalado na unidade permite validar a performance dos produtos antes de sua comercialização.
Nos últimos oito anos, a ZF acelerou seu ritmo de produção, fabricando 200 mil eixos adicionais, um crescimento de 60% em comparação ao período anterior. Esse avanço reflete tanto o aumento da demanda quanto a eficiência operacional conquistada pela empresa. Atualmente, a ZF é líder no segmento e a única fornecedora no país com infraestrutura completa, que abrange desde o desenvolvimento personalizado até testes rigorosos.
Modelo global e estratégico da Geely é anunciado no Brasil
A Geely Auto apresentou ao mercado brasileiro o EX5, seu primeiro veículo elétrico no país, marcando um passo estratégico em sua expansão global. O lançamento será em julho, com uma rede inicial de 23 concessionárias espalhadas por 18 cidades, com planos de atingir cobertura nacional em breve.
De acordo com Alex Nan, vice-presidente da Geely Auto, “o Brasil se destaca como um dos mercados automotivos mais dinâmicos da América Latina, com uma economia em expansão e uma demanda significativa por tecnologias inovadoras. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com nossos parceiros da Renault para aprofundar nosso desempenho neste mercado vibrante”.
O EX5 foi projetado para atender às demandas globais e se adapta a diversas regulações, incluindo as brasileiras. Desenvolvido com contribuições dos centros de design da Geely em Gotemburgo, Xangai, Coventry e Milão, o modelo reflete a aposta da montadora em veículos de nova energia.
Como a Iveco Bus está liderando a inovação no transporte de passageiros
A Iveco celebra 50 anos de sua fundação, marcando uma trajetória de inovação e liderança no setor automobilístico. Nesse contexto, destaca-se a Iveco Bus, que desde sua criação em 2013 tornou-se um player global essencial no transporte coletivo de passageiros. Com presença em sete fábricas ao redor do mundo, incluindo a unidade em Sete Lagoas, no Brasil, a marca demonstra avanço significativo, especialmente na América Latina.
No Brasil, a Iveco Bus consolidou liderança no fornecimento de ônibus escolares para o Programa Caminho da Escola, com 7.100 unidades habilitadas. Em 2024, a marca mais que dobrou seus emplacamentos, evidenciando sua adaptação às necessidades locais e sua estratégia de crescimento regional.
Com mais de 25 anos de expertise em energias alternativas, a Iveco Bus oferece uma ampla linha multienergética, que inclui veículos movidos a biometano, gás natural e eletricidade. Entre as inovações recentes, destacam-se modelos como o E-WAY e o conceito elétrico 17 E-BEV, apresentados na Lat.Bus 2024.
Maysa Ribas é a nova gerente de marketing da Link-Belt América Latina
Maysa Ribas assumiu em 1º de março a gerência de marketing da Link-Belt América Latina, empresa que produz escavadeiras para aplicações como demolição, manejo de materiais e operações florestais. Com ampla experiência na área de negócios internacionais e dois anos dedicados à gerência de vendas na mesma empresa, ela tem a missão de reestruturar o setor e implementar novas frentes de trabalho, incluindo Inteligência de Mercado, Pricing, Produto, Programas de Vendas e estratégias de comunicação. Sob sua liderança, o objetivo é consolidar o marketing como pilar estratégico para o crescimento sustentável da marca.
Respondendo diretamente ao Diretor-Geral da Link-Belt Brasil e América Latina, Matheus Fernandes, Ribas traz um plano que visa alinhar os interesses do mercado às demandas de distribuidores e stakeholders. Ela destaca que transformar dados em informações estratégicas será a base para antecipar tendências e apoiar decisões informadas.
Librelato amplia rede e inaugura mais um Box Libreparts no Brasil
A Librelato dá um passo estratégico ao inaugurar uma nova unidade do Box Libreparts em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. A iniciativa visa facilitar o acesso de motoristas e frotistas da região a peças de reposição e serviços essenciais para implementos rodoviários.
De acordo com Simone Lucas Martins, CEO da Librelato, a inauguração reforça o compromisso da marca em estar próxima aos clientes, garantindo agilidade no atendimento às demandas de transporte. Martins também ressalta o avanço da rede Libreparts, que já soma 30 lojas e sete boxes pelo Brasil e tem como diferencial a oferta de compra online de peças.
Com um formato compacto e diferenciado, o Box Libreparts proporciona praticidade na aquisição de peças como freios, rolamentos, lonas de cobertura e sistemas pneumáticos, além de disponibilizar serviços rápidos, como pequenos reparos e revisões programadas.
Retorno estratégico: Volkswagen Nivus Sense está de volta
O Volkswagen Nivus Sense está oficialmente de volta ao mercado, reposicionado como porta de entrada do modelo. Equipado com motor 200 TSI de 128 cavalos de potência e transmissão automática de seis marchas, a versão reforça o compromisso da marca com custo-benefício e competitividade.
Entre os equipamentos, destacam-se painel digital de oito polegadas e central multimídia VW Play de 10 polegadas. O modelo também oferece seis airbags e Assistente de Frenagem de Emergência (AEB) como itens de série, consolidando o foco em segurança. Parte da estratégia de reposicionamento inclui o design renovado do modelo, alinhado às inovações apresentadas nos últimos lançamentos da Volkswagen. O retorno do Nivus Sense visa fortalecer a presença da marca no segmento de SUVs cupê.
Haval estreia linha H6 2025 com tecnologias inéditas
A Haval apresentou a linha H6 2025, que chega com múltiplas atualizações focadas em oferecer maior conforto, segurança e inovação. Segundo Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil, as atualizações refletem o compromisso em manter o modelo como referência no mercado nacional. O Haval H6, que tem registrado sucesso em vendas desde seu lançamento, segue focado em atender às expectativas de consumidores exigentes, ampliando seus diferenciais para consolidar sua posição de liderança.
A primeira versão disponível para compra é o modelo híbrido autorrecarregável HEV2, que já lidera as vendas na linha H6. Com preço inicial de R$ 220 mil, o veículo pode ser adquirido por canais variados, como site oficial, aplicativo dedicado, Mercado Livre e concessionárias da marca.
Entre os aprimoramentos estéticos, destacam-se as lanternas traseiras escurecidas e a nova logotipia na tampa traseira, características que reforçam o design moderno do SUV. No interior, o acabamento foi renovado com revestimento que simula aço escovado, oferecendo uma experiência mais sofisticada. A lista de equipamentos também foi expandida, com a introdução de recursos como comutador automático de farol alto e travamento das portas por afastamento da chave.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.