Início Notícia Voltar

| Variedades

Academias esperam lotação maior no verão

Número de alunos aumenta 30% durante a estação, segundo Acad; entenda os motivos para a alta da demanda



Data da Publicação da Notícia : 18/03/2025 13:37 por Luiz Affonso Mehl

CapaNoticia

Freepik

Banner Topo

 

As altas temperaturas e os dias ensolarados do verão fazem da estação um dos momentos de maior preocupação com a imagem. Segundo informações divulgadas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o calor favorece a exposição do corpo, o que faz com que mais pessoas se preocupem com a aparência e recorram a procedimentos estéticos e academias.

Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) confirmam essa perspectiva. Segundo a entidade, o aumento da procura pelos estabelecimentos durante a estação mais quente do ano chega a 30%.

A procura por atividades físicas no verão é comum, mas, segundo especialistas, deve vir acompanhada de alguns cuidados, seja para vencer o calor e se sentir estimulado a continuar ou para garantir a segurança em meio a altas temperaturas.

Crescimento da procura por academias no verão

Com a temporada de praia e piscina, muitas pessoas compram sunga e biquíni para o verão a fim de aproveitar os dias de sol. O educador físico Anselmo Neves, em entrevista à imprensa, explica que esse fator traz uma maior preocupação a mais com o corpo, o que, consequentemente, gera uma maior procura por atividades físicas.

A pressão estética faz com que muitos queiram perder peso, principalmente os “quilinhos a mais” conquistados durante o inverno. Além disso, por ser uma estação que acompanha o início do ano, o verão também provoca essa movimentação nas academias por conta das promessas de iniciar o “projeto fitness”.

O gerente de academia, Paulo Lima, afirma que a promessa de começar o ano sendo mais ativo e saudável faz parte de uma cultura nacional, o que favorece um aumento entre 20% e 40% dos alunos nos estabelecimentos voltados para a prática esportiva.

Informações da USCS destacam que não são apenas as academias que ganham destaque nesse período. De acordo com a universidade, os procedimentos estéticos e profissionais voltados para o bem-estar e saúde também costumam ser mais requisitados no verão.

Cuidados ao treinar no verão

Apesar de criar o pensamento coletivo de mudança, o verão e suas altas temperaturas também podem desanimar a prática de exercícios. A esteticista Joana Ribeiro afirma que, mesmo estando motivada a cuidar da saúde, o calor extremo que tem afetado o Rio de Janeiro a desanimou de voltar a fazer as aulas de pilates em uma academia no bairro de Realengo, Zona Oeste da cidade.

Em entrevista à imprensa, o cardiologista Rui Póvoa destaca a importância de redobrar os cuidados com a saúde ao treinar em períodos mais quentes. Priorizar horários no início da manhã ou ao fim da tarde é o mais recomendado, visto que, nesses momentos, as temperaturas estão mais amenas, minimizando os riscos de complicações.

Em relação às roupas, deve-se priorizar roupas leves, como shorts, regatas e tops, deixando a calça legging feminina e camisetas para dias mais frescos. 

Treino ao ar livre

No caso de treinos ao ar livre, onde ocorre uma maior incidência de raios solares UV, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) reforça a importância de escolher atividades que possam ser feitas antes das 9h e depois das 16h.

A entidade também aponta a relevância de utilizar protetor solar com FPS adequado a cada duas horas em atividades físicas ao ar livre, além do consumo de água para evitar a desidratação.

Isso porque a perda de líquidos e eletrólitos aumenta no calor devido ao suor. Por isso, é aconselhável consumir água antes, durante e após os exercícios. Já no caso de atividades prolongadas, incluir bebidas isotônicas ajuda a repor eletrólitos como sódio e potássio, prevenindo desidratação e cãibras.



As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.