Início Notícia Voltar

Sarandi | Variedades

Sicredi realiza Oficinas de Cargos com as Cooperativas Escolares

As oficinas de cargos têm como principal objetivo promover a compreensão dos papéis e responsabilidades de cada membro dentro da Cooperativa Escolar



Data da Publicação da Notícia : 16/06/2025 13:38 por Redação

CapaNoticia

Assessoria de Imprensa

Banner Topo

Na última quinta-feira, 12 de junho, a Sicredi Região da Produção reuniu as Cooperativas Escolares para as Oficinas de Cargos. O evento, que reuniu 100 jovens, tem como objetivo realizar oficinas com os diretores e conselheiros de cada Cooperativa Escolar.

-As oficinas de cargos têm como principal objetivo promover a compreensão dos papéis e responsabilidades de cada membro dentro da Cooperativa Escolar. Por meio dessas atividades, buscamos desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão entre os estudantes, incentivando o protagonismo juvenil e a vivência prática dos princípios do cooperativismo—, afirma a Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Daniela Luft.

Atualmente, a Sicredi Região da Produção possuí 10 Cooperativas Escolares, sendo elas:

Alamanda, de Constantina/RS;

Rondinela, de Rondinha/RS;

Girassol, de Nova Boa Vista/RS;

Nova Geração, de Novo Xingu/RS;

Raio de Sol, Nonoai/RS;

Eg Rã (Nossas Marcas), de Três Palmeiras/RS;

Uniflor, de Sarandi/RS;

Liberando Sonhos, de Liberato Salzano/RS;

Cascata do Conhecimento e Campo Verde, de Xanxerê/SC.

Cooperativas Escolares

As cooperativas escolares funcionam no contraturno escolar e são de adesão livre e voluntária. O objetivo é oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação.

Com orientação pedagógica, por meio do jogo Cooperlândia, os jovens participantes estudam e colocam em prática os princípios do cooperativismo, participando de todo o processo de planejamento e fundação de uma cooperativa, definição, produção e venda de algum um produto que seja a solução para uma necessidade local percebida.

Todo esse movimento conta com a contratação de uma assessoria pedagógica, que faz o acompanhamento e apoio para as cooperativas escolares.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.