Início Colunista Voltar

Verdadeira função da Constelação Familiar

Esta prática, inclusive, tem sido aplicada ao Direito brasileiro




Data da Publicação da Coluna : 29/08/2023 por Carol Prado


A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que busca a ressignificação de traumas, possibilitando o equilíbrio e o bem-estar dos consulentes. Esta técnica tem conquistado cada vez mais destaque na psicologia e na saúde mental, auxiliando na identificação e na amenização dos conflitos familiares que afetam a vida de uma pessoa de maneira inconsciente.

Para tanto, é necessário investigar energias escondidas por meios de três leis do amor sobre a visão sistêmica: pertencimento, ordem e equilíbrio. Bert Hellinger, alemão criador da técnica, acredita que muitos problemas emocionais têm suas raízes em dinâmicas e padrões ocultos nas relações familiares, e que ao trazer esses padrões à luz, é possível alcançar cura e transformação.

Em minhas dinâmicas crio perguntas desafiadoras ao consulente para estimulá-lo a dar o primeiro passo à mudança desejada, assumindo a responsabilidade para tal. Não costumo utilizar muitos representantes para não confundi-lo.

Lembro que a Constelação Familiar não é a solução de conflitos. O consulente normalmente idealiza uma realidade inalcançável e quer que o terapeuta resolva a sua situação, mas isso não é possível porque o melhor resultado é sempre aquele que o paciente executa. Não existe melhor caminho; existe somente um caminho e, aonde der o passo, vai ser sempre o melhor.

Esta prática, inclusive, tem sido aplicada ao Direito brasileiro, a partir da Lei de Mediação (Lei.13.140/2015), como uma técnica extrajudicial autocompositiva de solução pacífica de conflito em Varas de Família.

Ao identificar esses padrões ligados a trauma do passado, é possível trabalhar para solucionar os conflitos internos e encontrar uma maior harmonia emocional. Além disso, a Constelação Familiar também pode ser uma ferramenta importante para auxiliar na melhoria da comunicação e no relacionamento entre os membros da família.

Em resumo, a Constelação Familiar pode ser um meio importante na busca pela cura emocional e no fortalecimento dos laços familiares. No entanto, é preciso avaliar cada caso individualmente e buscar um profissional capacitado para realizar o processo terapêutico.

Carol Prado

Criadora do método Ressignificar Quântico

Formada em Constelações Familiares e Nova Medicina Germânica

https://institutoccadof.com/



As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.

Carol Prado\

colunista


Caroline Loureiro do Prado é Terapeuta criadora do método Ressignificar Quântico reconhecido pelo Mec. ?? Formadora de terapeuta com o método RQ !