Início Notícia Voltar

Brasil | Variedades

Como manter o foco no trabalho e nos estudos

Em um mundo repleto de acesso a informações e todo tipo de entretenimento a apenas alguns clicks de distância, pode ser muito difícil se manter focado e evitar distrações na rotina.



Data da Publicação da Notícia : 16/09/2021 10:14 por VP MEDIA

CapaNoticia

Photo by Pexels

Banner Topo

Em um mundo repleto de acesso a informações e todo tipo de entretenimento a apenas alguns clicks de distância, pode ser muito difícil se manter focado e evitar distrações na rotina.

Felizmente manter o foco no trabalho e nos estudos é apenas uma questão de manter bons hábitos e aqui será possível descobrir alguns dos essenciais para ter sucesso nessa empreitada.

Priorizar tarefas é essencial

A primeira hora de trabalho ou estudos costuma ser o período mais produtivo das pessoas. Isso ocorre porque os seres humanos contam com uma reserva finita de energia e capacidade de concentração diária e nesse primeiro momento todas as energias ainda não foram gastas.

Considerando que em um dia o cérebro gasta a mesma quantidade de calorias que correr meia hora, uma das melhores formas de ser produtivo e manter o foco em tarefas difíceis e desafiadoras é colocar todas elas nesse primeiro período.

Nesse sentido, um dia ideal de trabalho ou estudos focado e produtivo começar com as tarefas mais urgentes e desafiadoras, sendo seguido pelo trabalho menos urgente e apenas no final do dia as tarefas e exercícios que são mais mecânicas e não demandam muito do cérebro.

Esse método, que no caso do trabalho pode ser melhor explorado com o uso de ferramentas como o Canvas, faz com que qualquer pessoa consiga manter o foco de forma eficiente sem gastar tempo e especialmente energia mental com tarefas pouco interessantes ou menos necessárias.

Além dos claros benefícios mentais, o melhor de tudo é que ao priorizar as tarefas mais importantes para o começo do dia não será necessário ficar estressado ou manter no fundo da mente os projetos importantes – o que permite uma rotina de trabalho muito mais saudável e menos estressante.

Anotações são uma das melhores formas de absorver conhecimento e manter o foco

Da mesma forma que ocorre no poker, em que para manter o foco na mesa é necessário realizar anotações construtivas sobre os outros competidores, uma das melhores dicas para conseguir se manter focado por longos períodos é realizar anotações sobre o que se está estudando.

Nos estudos isso fica claro quando se pensa que é necessário anotar tudo que se está estudando em um bloco de notas físico para aumentar a capacidade de aprendizado. A princípio isso pode parecer mais difícil de realizar no trabalho, mas a realidade é que essa é uma das melhores ferramentas disponíveis para quem quiser se destacar.

Por exemplo, durante uma apresentação é possível anotar os principais pontos tratados durante as falas dos colegas para conseguir manter o foco no que está sendo dito e estimular a geração de perguntas interessantes que sejam relevantes ao que está sendo tratado.

Da mesma maneira, realizar anotações durante a realização de uma reunião permite unificar de forma orgânica na mente os diferentes assuntos que estão sendo tratados e o esforço físico relacionado ao ato de anotar promove um estímulo no cérebro que permite que a capacidade de concentração e abstração aumentem de forma significativa.

Considerando tudo, anotar é uma das melhores formas de garantir bons resultados tanto no estudo quanto no trabalho e essa prática constante não apenas melhora a capacidade de foco como permite diversos benefícios interessantes para os estudiosos e profissionais.

 Photo by Pexels

Gerencie interrupções e notificações de maneira geral

Priorizar as tarefas que precisam ser realizadas e realizar anotações são duas dicas importantes para se manter focado, mas para garantir que o estudo e o trabalho serão realizados é essencial gerenciar as interrupções e silenciar notificações de aparelhos.

É claro que utilizar uma técnica como a popular Pomodoro que distribuí o dia entre períodos de trabalho e pausas estratégicas é uma ótima forma de se manter focado e produtivo, mas é cientificamente comprovado que qualquer interrupção inesperada durante esse tempo possui a capacidade de quebrar uma linha de raciocínio ou até mesmo interromper o famoso estado de flow – o que gera consequências desastrosas e um gasto de tempo e energia enormes para voltar a manter o foco.

Isso é verdade até mesmo para as interrupções mais breves possíveis, como um simples toque de celular ou aviso de notificação de um aplicativo, de forma que silenciar as notificações durante os períodos destinados ao trabalho ou estudo é um requisito essencial para conseguir se manter focado.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.