Nesta terça-feira (01), a Polícia Civil, por intermédio do Núcleo de Combate ao Abigeato, da 2ª Delegacia de Polícia de Rio Grande, desencadeou a Operação Predadores, com o objetivo de reprimir os crimes de abigeato e organização criminosa.
Na ação, que teve apoio da Delegacia de Polícia de Santa Vitória do Palmar, foram cumpridas 20 medidas judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva. Foram presas, entre mandados de prisão preventivas e autuações em flagrante, 08 pessoas. Restaram apreendidos um veículo VW/Jeta, utilizado em abigeatos na região, e uma grande quantidade de armas, munições e animais bovinos, ovinos e equinos. Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos suspeitos desenterrou os restos de cinco animais ovinos, furtados e carneados no dia 31/05.
No decorrer das investigações, que iniciaram em dezembro, foram identificadas duas organizações criminosas com estruturas ordenadas com atuação nas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Chuy. Nos seis meses de investigação, a Polícia Civil identificou a participação de cada um dos envolvidos, com individualização das condutas, que se dividem entre o furto de animais no campo, o abate e a receptação, com a comercialização das carnes em mercados.
O abigeato é um crime que preocupa muito os produtores rurais, causando prejuízos que para além do furto em si (somente esse ano R$ 670.000,00), se estendem aos prejuízos à saúde pública, tendo em vista a comercialização de carnes impróprias para o consumo. Somente esse ano, 83 animais bovinos já foram recuperados e restituídos aos proprietários.
A ação contou com 75 policiais civis, 25 viaturas e 1 helicóptero da Polícia Civil, além do apoio da inspetoria veterinária.
Maiores informações podem ser verificadas com a 2ª Delegacia de Polícia de Rio Grande.