Início Notícia Voltar

Executivo de Palmeira das Missões realizou coletiva de imprensa para falar sobre a atual situação do Covid-19 no município

Encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira (08) pela plataforma Meet



Data da Publicação da Notícia : 09/03/2021 08:38 por Assessoria de Imprensa

CapaNoticia
Banner Topo

Na tarde desta segunda-feira, 08 de março, o poder executivo de Palmeira das Missões realizou uma coletiva de imprensa em formato on-line para informar sobre a situação da pandemia de Covid-19 na região, no município e no Hospital de Caridade (HCPM).

Estiveram presentes no encontro o prefeito, Evandro Massing, o vice-prefeito e presidente da Comissão Interventora do (HCPM), Regis Lorenzoni, o secretário Municipal de Saúde, Izaías Malheiros, a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Valéria Suzano, o administrador do HCPM, Sergio Blümk, o diretor Clínico do HCPM - Onazus Suzano, o promotor de justiça, Guilherme Martins de Martins, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Priscila Rodrigues, a chefe da fiscalização da vigilância em saúde, Regina Ardenghi e os assessores jurídicos , Paulo Korsack e Izana Santos da Silva e a imprensa local.

O principal tema abordado pelos participantes foi a ênfase na conscientização da população sobre os cuidados que devem ser adotados para que o sistema de saúde do município não colapse, já que diariamente são internadas pessoas do município e da região no HCPM com Covid-19.

Para o secretário de Saúde, Izaías Malheios, a mudança de atitude e no comportamento é o que vai definir os próximos cenários da pandemia. “O perfil das pessoas contaminadas mudou. Há jovens sendo internados com os sintomas graves da doença. Nosso sistema de saúde ainda não colapsou, mas pode vir a colapsar se não adotarmos os protocolos de higiene e mantermos o distanciamento”, destacou.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Valéria Suzano, trouxe um parâmetro do número de internações na região e enfatizou que os hospitais já não estão recebendo mais pacientes. “Não estamos mais conseguindo leitos para pacientes daqui que precisam de atendimento em outros locais, já não estão aceitando. Toda vez que precisamos de uma UTI temos que buscar muito até encontrar uma vaga e o prognóstico é que daqui a pouco já não tenham mais vagas na região por que tudo está ocupado”, alertou.

A possibilidade de implementação da Unidade de Terapia Intensiva para pacientes com Covid-19 no município também foi um dos assuntos abordados, já que na última semana a administração municipal sinalizou os esforços que estão sendo feitos para o quanto antes possível haja leitos UTIS disponíveis no HCPM. “A questão dos leitos de UTIS não depende somente da estrutura física, mas também dos equipamentos , materiais e pessoal para trabalhar. E é nisso que estamos trabalhando agora”, explicou o diretor do HCPM, Sergio Blümke.

O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, pediu a colaboração de todas e todos para que o município possa “respirar” novamente. “Voltarmos aos patamares que estávamos antes, vai depender do comprometimento de cada um e de cada uma. Se possível, fiquem em casa, evitem aglomerações, tenham empatia. Todos estamos cansados, mas devemos manter os protocolos para sairmos de mais essa. Os números não mentem e precisamos evitar o colapso da nossa rede de saúde”, enfatizou.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.