| Variedades
Fazer diferente é fazer a diferença
Em palestra promovida pela Acisar, Professor Paleo explicou como promover a mudança de comportamento na tomada de decisões
Data da Publicação da Notícia : 29/11/2018 08:26 por ACISAR


Para uma plateia com mais de 100 pessoas, o professor universitário, pesquisador e doutor Oswaldo Paleo palestrou sobre a interferência do ser biológico sobre a racionalidade humana. Intitulada “Fazer diferente, faz a diferença”, a palestra, realizada pela Associação Comercial Industrial Serviços e Agronegócios (Acisar), refletiu sobre os aspectos motivacionais e como esse sentimento pode afetar as relações. A palestra foi realizada na noite dessa segunda-feira, dia 26, no auditório do Sicredi Região da Produção, em Sarandi.
Professor Paleo recebeu as boas vindas do presidente da Acisar, Marcio Tonetti, que destacou a importância de repensar atitudes em um momento de competitividade e dificuldades mercadológicas.
Graduado em Engenharia Mecânica, Administração de Empresas e Psicologia, mestre em Administração e Marketing e doutor em Engenharia de Produção, Paleo esbanjou conhecimentos aos espectadores. Disse que é preciso saber abrir mão de certas coisas para dedicar foco naquilo que efetivamente vai produzir os resultados que se espera.
– Se você faz melhor aquilo que já faz bem, vai chegar uma hora em que o custo para fazer melhor é maior do que o benefício que você recebe daquela melhoria. Não basta fazer melhor o que a gente já faz bem porque o investimento é muito grande para ganhos muito pequenos. Fazer melhor de forma contínua tem limite, chega uma hora em que a gente tem que fazer diferente.
Nesse sentido, o palestrante internacional explicou o porquê o ser humano tem a tendência de repetir comportamentos. É que é mais cômodo para o cérebro repetir o que ele já sabe, pois economiza energia, mantém o controle sobre a situação e evita a incerteza.
– Devemos, diante dos desafios, fazer diferente porque fazer igual, provavelmente, outros estarão fazendo. Fazer melhor do que o concorrente é fazer o que ele já faz, não é fazer diferente. A competição para ser melhor do que o concorrente tem limite. Agora, a competição para satisfazer o cliente se fundamenta na inovação, isso é fazer diferente – enfatiza.
Para fazer a diferença, Paleo orienta dar a importância para o que é realmente necessário: entender as emoções, o comportamento e a possibilidade de se comunicar de forma muito mais afetiva do que querer empurrar aquilo que as pessoas não estão entendendo que estão recebendo.
– À medida que eu dou mais atenção ou sou orientado a enxergar outras coisas que eu não percebo, eu começo a ter a possibilidade de ver aquilo que alguém está querendo me mostrar. Muitas vezes nós, na nossa organização, temos que orientar o colega a perceber algo que ele não está vendo. Temos que orientar clientes, consumidores e usuários a enxergar algo que eles não estão vendo. Isso é fundamental e eu só consigo isso com tempo e foco. Isso é fazer diferente, isso faz a diferença.
Além de ouvir e interagir com o palestrante, quem participou do evento degustou de um coquetel servido pela Acisar.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.