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Teoria e prática: estudantes de Medicina Veterinária participam da Festa da Terneira de Novo Xingu

Acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do CESURG



Data da Publicação da Notícia : 26/10/2018 09:20 por Assessoria de imprensa - CESURG

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Acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do CESURG participaram da 4ª Festa da Terneira de Novo Xingu, realizada no mês de setembro. O evento regional atraiu o público com atrativos como a comercialização nos estandes expositores, balcão de negócios, concurso de terneira Jersey e holandesa, gastronomia típica e espetáculos artísticos e culturais.

O evento contou com a contribuição dos acadêmicos de Medicina Veterinária, responsáveis pelo cuidado e preparação das novilhas para o concurso, ação que possibilita aos estudantes a aplicação prática de conhecimentos compartilhados em aula, agregando experiências aos acadêmicos que vislumbram atuações profissionais com bovinocultura de leite.

A abertura, ocorrida no dia 21 de setembro, também contou com a presença do coordenador de Agronomia, Dr. Rafael Pasini, o coordenador de Medicina Veterinária, Me. Rafael Pandolfi, e o coordenador das ações de Extensão, Renan Anderson Oliveira. De acordo com Oliveira, “Novo Xingu tem um investimento muito grande na produção de leite, por isso é importante que o CESURG seja parceiro do município na promoção de atividades da área, somando esforços visando o desenvolvimento local e regional, além de agregar novos conhecimentos aos estudantes envolvidos e contribuir com o aprimoramento das técnicas e práticas ligadas a bovinocultura de leite”.

Para Pandolfi, as ações de Extensão tornam os profissionais formados no CESURG diferenciados e mais preparados para o mercado de trabalho. Na avaliação do coordenador de Medicina Veterinária, “estas atividades trazem as adversidades que o acadêmico encontra quando ele se forma. E o estudante ter contato desde o primeiro semestre com essas dificuldades que encontrará após formado é um diferencial na formação.

Nesse momento, o aluno passa a encarar as propriedades, a trabalhar com os produtores, a fazer uma boa anamnese, a fazer um bom diagnóstico de alguma problematização gerada naquele ambiente, algo que muitas vezes não se tem somente no curso, na simulação em sala de aula. Nas ações práticas, os estudantes visualizam com exatidão como os animais se comportam e quais os passos importantes para trabalhar questões como sanidade e bem-estar animal dentro desses ambientes”, pondera Pandolfi.




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