Sarandi | Variedades
Cotrisal reforça importância do trigo e lança sistema de “troca-troca” que incentiva o produtor a ampliar área cultivada
Apesar dos bons resultados, o volume de plantio nesta safra foi menor do que o esperado
Data da Publicação da Notícia : 29/10/2025 08:38 por Redação
Assessoria de Imprensa
A colheita do trigo avança em ritmo acelerado nas áreas de atuação da Cotrisal, e o cenário é otimista. Conforme o gerente técnico Nazaré Piran, o clima tem favorecido o desenvolvimento das lavouras e as primeiras áreas colhidas apresentam boa produtividade e excelente qualidade de grão, com destaque para o pH elevado.
Apesar dos bons resultados, o volume de plantio nesta safra foi menor do que o esperado. “Infelizmente o produtor plantou menos trigo do que deveria, e justamente em um ano em que o trigo vai rentabilizar bem. Mesmo assim, faz parte do processo, e nós, como cooperativa, temos o dever de continuar incentivando essa cultura que é fundamental para o sistema produtivo”, destacou Nazaré.
Cotrisal lança sistema “troca-troca” de trigo
Para estimular o aumento da área cultivada na próxima safra, a Cotrisal lançou uma inovadora campanha de troca-troca de trigo, retomando um modelo que fez parte da história da cooperativa.
O presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, destacou a importância da iniciativa: “A Cotrisal nasceu como uma cooperativa tritícola. O trigo faz parte da nossa origem e continua sendo estratégico para o produtor e para a cooperativa. Pensando nisso, lançamos o sistema de troca-troca de grãos por semente, uma forma de incentivar e subsidiar a atividade. O associado pode entregar 2,5 kg de trigo indústria (PH 78) e receber 1 kg de semente de trigo fiscalizada. É mais um benefício e uma inovação que trazemos para fortalecer o campo.”
O programa de troca-troca estará disponível até o final de novembro, e a cooperativa já possui volume de sementes no portfólio das marcas Biotrigo e OR Sementes, com o objetivo de atender o máximo de produtores possível. “Com esse sistema, o custo de produção do produtor fica menor, e ele tem acesso a sementes de alta qualidade. Queremos que a região continue sendo referência em trigo no Rio Grande do Sul”, completou Vontobel.
Trigo: rentabilidade e eficiência na propriedade
O gerente técnico Nazaré Piran, ressaltou que o trigo desempenha um papel essencial na diluição dos custos de produção. “Quando o produtor mantém uma cultura comercial no inverno, mesmo que o lucro direto não seja alto, ele reduz o custo fixo de maquinário e de mão de obra, além de deixar o solo mais limpo e produtivo para a soja. Essa prática pode representar um ganho de quatro a cinco sacas de soja por hectare”, explicou.
Nazaré também lembrou que planejar a rotação de culturas é um passo fundamental para o sucesso. “O produtor precisa ter um cronograma de longo prazo, de pelo menos cinco anos, para organizar o uso das áreas, reduzir o azevém e otimizar o custo da lavoura. Isso é profissionalizar a gestão da propriedade”, orientou.
Dias de campo e novas cultivares
Nas últimas semanas, a Cotrisal realizou diversos dias de campo de trigo nas filiais e no campo experimental de Sarandi, apresentando novas cultivares e tecnologias de manejo. Os eventos contaram com palestras técnicas, incluindo a do especialista Thiago, da CCGL, que abordou o tema da plantabilidade e cuidados com o solo para o próximo ciclo da soja.
“Essas atividades permitem que o produtor conheça o comportamento dos cultivares em diferentes ambientes, altitudes e tipos de solo, tornando a escolha da semente mais assertiva para cada região”, explicou Nazaré.
Perspectivas positivas e compromisso com o cooperativismo
A expectativa para a próxima safra é otimista. A tendência climática aponta para uma La Niña fraca ou neutra, o que pode garantir excelentes condições para o trigo em 2026.
Com ações de incentivo, assistência técnica e políticas de valorização da produção, a Cotrisal reafirma seu compromisso de fortalecer o cooperativismo e gerar resultados sustentáveis para os associados. “O nosso papel é fazer com que o produtor tenha viabilidade e renda também no inverno, mantendo sua propriedade ativa o ano todo. Esse é o cooperativismo de resultado que a Cotrisal pratica e acredita”, finalizou o presidente Walter Vontobel.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

