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| Economia e Política

Negócio praiano: ações para vencer a sazonalidade e sair lucrando

Especialistas dão dicas para empreendedores driblarem os obstáculos e aumentar os lucros fora da temporada



Data da Publicação da Notícia : 06/06/2025 08:47 por Luiz Affonso Mehl

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O turismo de sol e praia é um dos segmentos mais explorados no país, movimentando bilhões de reais anualmente, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a alta temporada, os empreendedores tendem a alcançar bons resultados e precisam lidar com a concentração de visitantes. Por outro lado, quando o fluxo diminui, enfrentam uma série de desafios. 

A sazonalidade é um fator determinante para o faturamento. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo (CDL-SP), o termo é usado para denominar períodos do ano em que as vendas aumentam ou diminuem por conta de fatores externos, previsíveis ou não, impactando a procura pelos serviços de uma empresa. 

No caso dos negócios litorâneos, a sazonalidade é influenciada pelo período de férias e pelas estações do ano, que determinam o fluxo de visitantes em busca de serviços na praia.

No verão, segundo a CDL-SP, a demanda costuma ser maior, impulsionada por diferentes perfis de consumidores. Quando os dias mais frios se aproximam, há a diminuição no número de visitantes, o que pode resultar em prejuízos para o negócio.

Quem deseja manter a rentabilidade precisa adotar estratégias para driblar os períodos de baixa demanda. Para evitar prejuízos, é importante se preparar antes mesmo de abrir o negócio, buscando alternativas a longo prazo. 

Aqueles que atuam no ramo imobiliário podem optar por uma plataforma de leilão de imóveis para adquirir as propriedades e colocá-las para locação nas regiões praianas do país. De acordo com a JusBrasil, a aquisição de imóveis por meio da modalidade pode representar uma economia de até 60% em comparação com o mercado tradicional.

Quem trabalha na área de gastronomia pode realizar eventos fora de época, enquanto outros setores podem preparar ofertas e promoções para atrair o público. Há diferentes estratégias que podem ser adotadas para garantir a rentabilidade.

Estratégias para enfrentar a sazonalidade

De acordo com o Sebrae, aprender a prever os períodos de maior e menor movimento é essencial para reduzir custos e aumentar a lucratividade. Os empreendedores devem analisar os momentos de sazonalidade, realizar pesquisas e estudar os pontos positivos e negativos do negócio. 

A compreensão ajuda na análise de tendências, na definição de ações e na criação de propostas que minimizem os impactos da sazonalidade e possibilitem um diferencial competitivo.

Alta sazonalidade

Nos períodos de alta sazonalidade, o Sebrae recomenda a preparação para atender a maior demanda de turistas. Para quem trabalha com a venda de produtos, é fundamental organizar e gerenciar o estoque.

Já aqueles que decidem comprar imóveis em Salvador ou outras cidades litorâneas para locação por temporada devem investir em canais de atendimento para proporcionar suporte eficiente aos clientes durante a estadia. Oferecer experiências diferenciadas aos turistas pode ser uma forma de aumentar a renda e se destacar frente à concorrência.

Trilhas guiadas por nativos, aulas de culinária local e passeios de barco são exemplos de experiências personalizadas e imersivas mencionadas pelo Sebrae que podem atrair visitantes.

Independente do tipo de negócio, é essencial treinar a equipe para atender à alta demanda. 

Baixa sazonalidade

Nos períodos de baixa sazonalidade, os empreendedores precisam enfrentar a redução da demanda. O Sebrae recomenda buscar alternativas que possam ser exploradas quando o faturamento cai, garantindo a atração dos clientes.

Lojas do setor da moda podem ampliar o catálogo de produtos, oferecendo outras peças, e criar um e-commerce para expandir as vendas para fora do litoral.

Já bistrôs e restaurantes podem investir em ambientes aconchegantes e promoções direcionadas aos moradores da região. Outra possibilidade é apostar na realização de eventos corporativos, que costumam ter demanda contínua.

Para empreendedores do setor imobiliário, ajustar os preços conforme a demanda pode ser uma estratégia eficaz. Em períodos de baixa sazonalidade, tarifas promocionais podem tornar as propriedades mais atrativas para hóspedes.



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