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Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários



Data da Publicação da Notícia : 06/05/2025 22:24 por Sérgio Dias

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Sergio Dias

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A semana de avaliação com a linha Peugeot 2008 2025 começou com um roteiro simples: circular com o modelo pelas vias urbanas da capital paulista. No entanto, a experiência ganhou corpo à medida que os trajetos se expandiram para além da cidade. Em pouco tempo, o SUV já estava rodando pelas estradas que ligam São Paulo a Itatiba, passando também por Campinas, até alcançar Ribeirão Preto, no interior do estado. A variedade de cenários permitiu uma análise completa do comportamento do modelo em situações reais de uso.

A linha Peugeot 2008 2025 representa uma nova etapa da marca no segmento de SUVs compactos. Com foco em conectividade, segurança e eficiência mecânica, o modelo busca atender um público que valoriza não apenas o design, mas a funcionalidade no uso cotidiano. A versão GT, avaliada nesta semana, apresentou equilíbrio entre desempenho, tecnologia e estilo. 

O objetivo da avaliação foi entender como a versão topo de linha GT do Peugeot 2008 se comporta tanto no dia a dia urbano quanto em viagens mais longas. Com trechos congestionados, pistas duplicadas, subidas íngremes e trechos sinuosos, o percurso escolhido ofereceu condições amplas para observar o desempenho do conjunto mecânico, a eficiência dos sistemas embarcados e o nível de conforto da cabine.

Todas as versões da linha 2025 são equipadas com o motor Turbo 200 flex, que entrega até 130 cavalos com etanol e 125 com gasolina, além de torque de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Acoplado a uma transmissão CVT com simulação de sete marchas, o conjunto oferece três modos de condução — Automático, Manual e Sport — que ajustam a entrega de potência conforme o perfil do motorista. No modo Sport, especialmente durante ultrapassagens, o desempenho do motor mostrou-se eficiente e seguro, mesmo em situações que exigiam retomadas rápidas de velocidade.

No uso urbano, o destaque foi a integração entre ergonomia, visibilidade e tecnologia. O painel digital 3D posicionado acima do volante, seguindo o conceito i-Cockpit da Peugeot, permite a leitura das informações sem desviar a atenção da via. Já o sistema de entretenimento i-Connect, com tela de 10,3 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, torna a experiência mais prática, dispensando o uso de cabos. O modelo conta ainda com múltiplas entradas USB, o que contribui para a funcionalidade no dia a dia.

No interior, o acabamento da versão GT aposta em materiais diferenciados, como revestimentos em Alcântara, pedais esportivos, detalhes com costuras verdes e soleira em alumínio. Esses elementos se somam a um espaço interno funcional, com destaque para o porta-malas de 419 litros, que se mostrou suficiente para acomodar bagagens de uma viagem curta sem comprometer o espaço dos passageiros.

A linha 2025 recebeu atualizações visuais importantes. A frente do 2008 traz a nova identidade visual da marca, com o logotipo redesenhado e luzes diurnas em LED no formato de três garras, integradas à grade. As rodas diamantadas de 17 polegadas e o teto biton, exclusivos da versão GT, contribuem para uma presença visual mais marcante. Na traseira, as lanternas com assinatura luminosa em LED são conectadas por uma faixa preta com o nome da marca, reforçando a identidade do modelo.

Em termos de segurança, o SUV traz freios ABS, controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa e seis airbags na versão GT — dois frontais, dois laterais e dois de cortina. O sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis e os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes completam o pacote de proteção. Esses itens estão alinhados às exigências do mercado brasileiro e são distribuídos conforme o perfil de cada versão.

O trajeto rodoviário, com mais de 600 quilômetros percorridos entre idas e voltas, reforçou a impressão de que o Peugeot 2008 2025 é um SUV apto para diferentes perfis de condução. A estabilidade em curvas, o bom isolamento acústico e o desempenho linear do motor turbo contribuíram para uma viagem tranquila. Mesmo em trechos de pista simples com tráfego intenso, o modelo demonstrou segurança em manobras de ultrapassagem.

Em cidades como Campinas e Itatiba, a convivência com o modelo em trechos curtos permitiu observar o comportamento do carro em vias estreitas e irregulares. A suspensão absorveu bem os impactos e manteve o conforto da cabine. O freio de estacionamento eletrônico e o piloto automático com limitador de velocidade também se mostraram úteis, especialmente em longos trechos de estrada.

Ao final da avaliação, três pontos positivos se destacaram. O primeiro foi a eficiência do motor turbo, sobretudo em ultrapassagens e retomadas, transmitindo segurança ao volante. O segundo foi o sistema multimídia, com resposta rápida, tela de alta definição e espelhamento sem fio, que simplifica a rotina do usuário. O terceiro ponto foi o comportamento da suspensão, que equilibra firmeza e absorção, tanto na cidade quanto na estrada. Como item que pode ser melhorado, o espaço no banco traseiro poderia ser mais generoso, especialmente em viagens com três passageiros na segunda fileira.

Em breve, farei a avaliação da versão elétrica e-2008, para analisar sua proposta no contexto da eletrificação no Brasil.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

URBA investe em remanufatura e fortalece conceito ESG no setor automotivo

A URBA anunciou o lançamento da linha ECO, voltada à remanufatura de peças automotivas e alinhada às práticas de sustentabilidade do conceito ESG (Environmental, Social and Governance). A novidade mantém o padrão já consolidado pela empresa no mercado e marca uma nova etapa no setor de autopeças no Brasil.

Considerando as especificações do modelo, a expectativa é que a nova linha tenha uma recepção favorável no mercado brasileiro. A proposta busca atender a uma demanda crescente por alternativas economicamente viáveis e ambientalmente responsáveis.

“A URBA ECO simboliza essa nova fase da nossa história, em que aliar desempenho e sustentabilidade deixou de ser uma escolha e passou a ser um compromisso com o futuro da mobilidade,” afirma Luis Tocci, Diretor Comercial da Fluid System do Brasil S.A.

Mercedes-Benz alcança marco histórico com 5 milhões de Sprinter produzidas globalmente

A Mercedes-Benz atingiu um marco significativo ao produzir a cinco-milionésima unidade da Sprinter, consolidando a posição do modelo como referência no segmento de veículos comerciais leves. O veículo comemorativo, uma eSprinter elétrica, foi montado na fábrica da empresa em Charleston, Estados Unidos, e entregue à FedEx, um dos maiores clientes globais da marca.

A produção da Sprinter, iniciada há três décadas, transformou o transporte comercial com sua versatilidade e inovação tecnológica. Desde sua estreia, o modelo evoluiu para atender às demandas de diferentes setores, incluindo logística, transporte de passageiros e conversões especializadas.

Foton destaca potencial da América Latina para a indústria automotiva

A Foton realizou inauguração oficial de sua nova linha de montagem em Caxias do Sul, RS. Durante o evento, a empresa apresentou seu plano de crescimento para a América Latina e Caribe, projetando alcançar 150 mil unidades vendidas por ano na região até 2030 e se tornar líder de mercado em diversos países.

A estratégia prevê a construção de fábricas no Brasil, Argentina e México, com integração logística entre elas. Os veículos serão movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos, desenvolvidos de acordo com as necessidades dos mercados locais. Inicialmente, a produção será baseada em CKDs (componentes importados da China), com a meta de fabricar CBUs (unidades totalmente montadas) nos próximos anos.

Mercedes-Benz amplia linha com micro-ônibus para fretamento rural

A Mercedes-Benz anuncia a expansão de sua linha de ônibus com o lançamento do LO 916R Fretamento Rural, um chassi de micro-ônibus voltado para o transporte de funcionários e trabalhadores em áreas rurais. O modelo foi desenvolvido para atender à crescente demanda pelo fretamento, impulsionada pelo cenário econômico favorável e pela expansão das atividades no campo.

“O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo a empresa, 16 unidades já foram comercializadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Hyundai Mobis apresenta inovação para controle térmico de baterias

A Hyundai Mobis anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a prevenção de incêndios em veículos elétricos. O sistema foi projetado para impedir o descontrole térmico em células de bateria, evitando a propagação do calor e reduzindo os riscos de incêndios.

O sistema desenvolvido pela Hyundai Mobis, denominado BSA, combina hardware e software para gerenciar a temperatura e tensão das baterias em tempo real. Sensores monitoram possíveis anormalidades e, caso sejam identificadas, o sistema ativa a liberação de um agente extintor específico na célula afetada. Segundo a empresa, o agente utilizado tem capacidade cinco vezes maior que um extintor convencional e não apresenta riscos ao meio ambiente ou à saúde humana.

Ford Transit 2026 chegou para facilitar o dia a dia do transportador

A Ford apresentou a nova Transit 2026 ampliando as opções da linha e oferecendo melhorias que atendem às necessidades do transportador. As novidades incluem duas versões inéditas a Furgão Cargo focada na otimização logística e a Vidrada Longa que oferece mais conforto e capacidade para transporte executivo e escolar.

A Transit Furgão Cargo foi desenvolvida para atender transportadoras que operam no sistema milk-run garantindo maior capacidade de carga e redução no número de viagens. Com um PBT homologado de até 4 0 toneladas o modelo permite um ganho de 500 kg a mais de carga útil o que pode representar uma importante vantagem na operação diária.

Já a Transit Vidrada Longa com rodado simples e teto alto chega ao mercado preparada para configurações de bancos conforme as necessidades do cliente. O modelo possibilita a instalação de um compartimento de bagagem no piso traseiro garantindo espaço adicional sem comprometer o transporte de passageiros. Empresas de fretamento e traslado de aeroportos veem nessa configuração uma solução prática e econômica.

Tecfil centraliza operações para otimizar logística

A Tecfil inaugurou um novo Centro de Distribuição em Guarulhos (SP) com o objetivo de aprimorar sua logística e consolidar operações em um único espaço. A estrutura, situada a cinco quilômetros da fábrica da empresa, substitui dois antigos CDs e está próxima das principais transportadoras, facilitando a expedição dos produtos.

“O novo CD integra nosso plano de crescimento, reforçando a posição da Tecfil de liderança no setor”, afirma Rogel Delgado Santos, diretor Financeiro e de Logística da empresa. Segundo ele, a centralização das operações visa ampliar a sinergia entre as marcas Tecfil e Vox, além de integrar os segmentos OEM, OES e Multimarcas. “Essa mudança proporcionará maior eficiência e flexibilidade na distribuição dos produtos, melhorando significativamente o atendimento ao cliente”, destaca.

ZF prepara produção em série de extensores de alcance para VEs

A ZF está desenvolvendo uma nova geração de extensores de alcance para veículos elétricos, prevista para entrar em produção em 2026. O sistema combina um gerador a combustão acoplado a um motor elétrico, que fornece energia à bateria do veículo quando necessário.

A chamada “ansiedade de autonomia”, que preocupa motoristas sem acesso a infraestrutura de carregamento adequada, ainda influencia muitos compradores na escolha de um carro elétrico. “Embora a autonomia totalmente elétrica dos carros de passeio seja de cerca de 500 km em média, a ‘ansiedade de autonomia’ ainda influencia uma ampla gama de compradores ao escolher seu próximo veículo”, explica o Dr. Otmar Scharrer, Vice-Presidente Sênior de P&D de Tecnologias de Powertrain Eletrificado.

O avanço da Volvo Trucks na eletrificação do transporte global

A Volvo Trucks atingiu a marca de 5 mil caminhões elétricos entregues em 50 países, reforçando sua posição como referência na eletrificação do transporte rodoviário. Desde o início da comercialização desses veículos, em 2019, a fabricante sueca acompanha a expansão da mobilidade sustentável no setor, com transportadores acumulando quase 170 milhões de quilômetros percorridos sem emissões de CO2.

Os caminhões elétricos da Volvo contribuem para a redução da poluição sonora, além de melhorar as condições de trabalho dos motoristas. “É gratificante ver que nossos clientes vêm abraçando esses benefícios numa ampla gama de segmentos de transporte”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. Segundo ele, os veículos movidos a bateria representam uma alternativa sustentável para transportadores e embarcadores, com muitas empresas ampliando suas frotas elétricas.

AGCO amplia presença no Brasil com nova operação em Jundiaí/SP

A AGCO Corporation anunciou a inauguração do Centro de Excelência de Transmissões Reman, localizado em Jundiaí (SP). O espaço, que contou com investimentos de R$ 19 milhões e possui 1.750 metros quadrados, passa a remanufaturar transmissões mecânicas de tratores das marcas Massey Ferguson e Valtra.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a produção nacional e agilizar a entrega de componentes ao mercado brasileiro. Segundo Robert Stevenson, Gerente Sr. Global Reman e Peças AGCO, a produção local permitirá otimização da cadeia de suprimentos e oferta de soluções com custo até 30% menor aos produtores rurais. “A produção nacional das transmissões mecânicas permitirá maior agilidade na entrega dos componentes, otimização da cadeia de suprimentos e uma oferta de uma solução com custo até 30% menor aos produtores rurais”, afirmou.



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