Início Notícia Voltar

| Entretenimento

Como deve ser o hit do carnaval 2025? Especialista aponta tendências

Com um papel enorme do streaming, do TikTok e tendências, é esperado que o hit do carnaval seja moldado para essas plataformas e potencializados pelas rádios, afirma o empresário, referência em gestão musical e responsável pelo projeto “Respeita Minha H



Data da Publicação da Notícia : 28/02/2025 15:42 por Fabiano de Abreu Rodrigues

CapaNoticia

Reprodução/FreePik

Banner Topo

O Carnaval sempre foi um grande termômetro para os sucessos musicais do Brasil. Nos últimos anos, o streaming e as redes sociais, especialmente o TikTok, passaram a ter um impacto direto na definição dos hits que dominam a festa. 

De acordo com o empresário Tuka Carvalho, especialista em gestão musical, essa influência deve se intensificar ainda mais em 2025.

“Nos últimos dois anos, as músicas que estouraram no Carnaval foram bastante impulsionadas pelas redes sociais, mas neste ano, esse movimento tende a ser ainda mais forte. As canções precisam estar alinhadas com o formato do TikTok, com refrões curtos, batidas marcantes e elementos que favoreçam desafios de dança”, explica.

As estratégias para “hitar”

O fenômeno das “dancinhas” já se consolidou como uma das principais estratégias para viralizar músicas. Em 2023 e 2024, hits de Carnaval ganharam popularidade antes mesmo da folia, justamente porque foram pensados para engajar nas redes. 

Outro ponto que tem sido muito utilizado são as expressões e a linguagem digital nas letras. Termos populares da internet, gírias e até memes têm sido incorporados às músicas para gerar identificação rápida com o público jovem. 

“A forma como consumimos música mudou e a forma como ela é pensada também precisou mudar para acompanhar esse movimento. Se antes um refrão pegajoso já era suficiente, agora ele precisa ser fácil de ser replicado em vídeos curtos”, ressalta Tuka Carvalho.

Rádio é importante para o sucesso da uma música

“Nos últimos anos, os números das plataformas digitais têm sido cada vez mais manipulados por plays fakes. Existem diversos TOP100 que só existem na internet, mas o movimento na rua é praticamente zero. O grande sucesso não pode ser medido apenas pelo streaming. A rádio continua sendo peça fundamental para dar força ao hit do Carnaval”, afirma T

Para ele, o segredo está em um planejamento estratégico híbrido, que una redes sociais, plataformas de streaming, rádio, YouTube e projetos ao vivo. 

“Se a lógica fosse apenas uma dancinha viral, teríamos 200 hits de Carnaval todo ano. Mas os grandes sucessos seguem uma estratégia bem definida, que vai muito além do TikTok”, ressalta.



As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.