Início Notícia Voltar

| Especiais

Sarandi - Pacto pela Segurança

Prefeito de Sarandi propõe Pacto pela Segurança entre o executivo, legislativo, forças policiais e conselho tutelar para combater violência noturna.



Data da Publicação da Notícia : 25/02/2025 13:38 por Prefeitura de Sarandi

CapaNoticia

Decom

Banner Topo

Na manhã de terça-feira (25), o prefeito de Sarandi, Pablo Mari, realizou uma reunião com representantes das forças de segurança e do poder público para discutir ações de enfrentamento à violência, que tem aumentado nos finais de semana, especialmente à noite.
Durante o encontro, foi discutido o “Pacto pela Segurança” proposto pelo prefeito, além de um projeto de lei apresentado pelos vereadores. O pacto é resultado de um diálogo conjunto, com todos os participantes contribuindo com sugestões e assumindo responsabilidades para buscar soluções.
Os cinco pilares do Pacto pela Segurança são:
Punição: Todos os envolvidos em episódios de violência serão investigados e punidos conforme a legislação vigente.
Blitz: A Brigada Militar realizará blitzs para fiscalizar a Lei Seca e impedir que motoristas embriagados dirijam.
Fiscalização: O poder público, em parceria com o Conselho Tutelar, fiscalizará estabelecimentos para garantir que cumpram as regulamentações, como a validade de alvarás e o cumprimento da Lei Federal 8.069/90, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Lei Rígida: Será criado um projeto de lei para tornar mais rigoroso o consumo de álcool em espaços públicos durante a madrugada.
Módulo da Brigada Militar: O executivo e o legislativo trabalharão juntos para construir uma guarita próxima à rótula central, aumentando a presença policial.
O projeto de lei dos vereadores, que ainda será discutido e votado na Câmara, propõe uma regulamentação mais rígida para o consumo de álcool em espaços públicos, especialmente durante as madrugadas. O prefeito Pablo Mari apoiou a proposta, destacando sua importância para o combate à violência. O projeto será analisado e debatido pelos vereadores antes da votação final.
O Pacto pela Segurança é uma resposta aos apelos da sociedade civil após episódios de violência, como o ocorrido na madrugada de sábado (22). A reunião contou com a presença de autoridades como o Tenente Agnaldo Chaves, comandante da Brigada Militar, o Delegado Cristiano de Bone, a coordenadora do Conselho Tutelar Elaine Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores Airton Ortiz, os vereadores Wilmar de Azeredo e Oscar Potrich, os procuradores jurídicos Emanule Soligo e Eduardo Marques, o vice-prefeito Leonir Cardozo, a primeira-dama Denize Mari e a advogada Dione Gregianin.
O prefeito Pablo Mari enfatizou que o pacto é uma ação conjunta para enfrentar os desafios da segurança pública e garantir mais tranquilidade à população.

Texto e foto: Denis Jordan | Decom Prefeitura de Sarandi/RS




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.