Início Notícia Voltar

Escola Técnica Fundatec celebra 20 anos e reafirma compromisso com inclusão social e acesso à educação

Desde sua fundação, a instituição construiu uma trajetória marcada pelo impacto social e pela formação de profissionais qualificados



Data da Publicação da Notícia : 20/01/2025 16:29 por Usina de Notícias

Divulgação

Banner Topo

Ao longo de duas décadas, a Escola Técnica Fundatec (ETF) tem transformado vidas por meio de oportunidades educacionais que promovem igualdade e abrem portas para o mercado de trabalho. Desde sua fundação, a instituição construiu uma trajetória marcada pelo impacto social e pela formação de profissionais qualificados. Prestes a completar 20 anos em 2025, a ETF celebra seu papel como referência em ensino técnico e como agente transformador na vida de milhares de alunos.   

Com iniciativas inclusivas, a escola mantém seu compromisso de garantir que a educação seja acessível a todos. "Estamos sempre em busca de soluções que diminuam barreiras sociais e proporcionem mais oportunidades. Nossas bolsas de estudo são um reflexo disso", afirma Felipe Homem, diretor da instituição. Para muitos estudantes, as bolsas e descontos nas mensalidades representam mais que um benefício: são a chance de superar desafios econômicos e conquistar uma formação técnica de qualidade.   

Ao longo de sua história, a ETF investiu em parcerias estratégicas e na atualização constante de seus cursos para atender às demandas do mercado, como é o caso do relançamento do curso Técnico em Qualidade. "Desde o início, buscamos formar profissionais com as competências necessárias para atender as demandas do mercado de trabalho, indo além de uma simples formação básica ou simplificada", conta Felipe Homem, diretor da instituição de ensino. A escola fez história com marcos importantes, como o lançamento do curso Técnico em Qualidade em 2005, a parceria com o Hospital Mãe de Deus para o curso Técnico em Enfermagem em 2015, e em 2021 tornou-se autossuficiente em energia limpa, por meio da geração de energia fotovoltaica. 

As bolsas de estudo e descontos concedidos pela ETF desempenham um papel fundamental na inclusão social, especialmente em tempos de desafios econômicos. "Sabemos que muitos alunos chegam até nós com bases educacionais frágeis e enfrentam dificuldades financeiras. As bolsas são um apoio financeiro e um incentivo para que esses jovens acreditem em seu potencial e sigam em frente", explica Felipe.   

As parcerias também têm sido essenciais para o sucesso da instituição. Elas proporcionam visitas técnicas e estágios obrigatórios com grandes empresas e instituições de saúde, e garantem que os cursos estejam sempre alinhados com o que o mercado exige. "Além disso, parcerias institucionais com associações chancelaram os programas dos cursos, atestando assim o alinhamento com o mercado contratante", complementa o diretor.   

Atualmente, a ETF oferece cinco cursos técnicos e 23 opções de aperfeiçoamento, com uma equipe formada por 110 professores e supervisores de estágio, além de 12 profissionais de apoio administrativo e pedagógico. A instituição está localizada na Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012, bairro Partenon, em Porto Alegre. 

 



As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.