Aluna do ensino à distância é selecionada para estágio na Suíça
Ângela Ramos, do curso de Ciência da Computação, foi escolhida entre estudantes de instituições de ensino de diversos países para estagiar no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN)
Data da Publicação da Notícia : 23/12/2024 13:50 por Usina de Notícias
Divulgação
Na tela do computador, Ângela Ramos leu, quase sem acreditar, um e-mail de um remetente que fica a mais de 9 mil quilômetros de sua cidade, e que certamente vai transformar a sua vida acadêmica e profissional a partir de 2025. Aluna do curso de Ciência da Computação da Estácio, na modalidade EAD, Ângela, de 25 anos, foi escolhida pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), que fica na Suíça, para participar do Programa Technical Student no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléair). Após a concorrência, entre diversos alunos de instituições de ensino superior de vários países do mundo, a estudante foi selecionada e ficará no exterior durante um ano. Ela inicia o estágio em janeiro de 2025 e fará parte do projeto que envolve a oportunidade de uma pesquisa remunerada com tecnologia internacional de ponta. O CERN é um dos principais centros de pesquisa científica do mundo, dedicado ao estudo das partículas fundamentais que compõem a matéria e do universo. Seu objetivo é avançar no conhecimento humano sobre a origem e estrutura do universo.
"Decidi por essa experiência fora do país, pois sabia que poderia agregar muito na minha carreira e também seria uma forma de conhecer novas culturas e práticas novos idiomas. Meu maior desafio até aqui, sem dúvida, foi conciliar os estudos com o trabalho, já que estou inserida no mercado de trabalho de TI desde o segundo semestre da faculdade. Minha expectativa é ter contato com as tecnologias de ponta e conseguir desenvolver de forma excepcional o projeto que a mim foi designado. Também espero aprender sobre a cultura local e conhecer as lindas paisagens emblemáticas de lá. Além disso, estarei inserida em um ambiente diverso, com profissionais de todas as partes do mundo, o que com certeza enriquecerá muito minha rede de networking e minhas habilidades interpessoais”, comenta Ângela.
A aluna da Estácio comenta ainda que estará inserida dentro de um dos grupos de TI com tecnologias como, Prometheus, Grafana, Kubernetes, InfluxDB, Scala, Python, entre outras. "Meu projeto envolve a migração de uma base de dados NoSQL e o desenvolvimento de uma aplicação que permitirá automatização de processos relacionados aos Dashboards utilizados por todo o CERN", afirma.
Um dos projetos mais famosos do CERN é o Grande Colisor de Hádrons (LHC), que inclui o detector ATLAS, onde foi descoberto o bóson de Higgs em 2012. O CERN também desenvolve tecnologias inovadoras, como Worldwide LHC Computing Grid (WLCG), uma rede global de processamento de dados que permite visualizar e analisar grandes quantidades de dados gerados pelos experimentos do LHC.
Moradora do bairro da Viga, em Nova Iguaçu, a aluna já participa do programa de iniciação científica da Universidade, com bolsa, e a experiência com pesquisa na Suíça permitirá que ela desenvolva habilidades em novas ferramentas e tecnologias, colocando em prática o conhecimento adquirido em sua graduação.
“Ficamos muito orgulhosos com a oportunidade conquistada pela Ângela, aluna do EaD, que demonstra a qualidade de nosso ensino e a contribuição de nossas instituições para a formação e transformação do futuro dos nossos alunos”, diz Flavio Murilo, diretor Nacional de Ensino da Estácio.
A educação a distância é um formato que abre portas e oportunidades. No Brasil, o EaD já representa 46% das matrículas de ensino superior, segundo o Censo da Educação Superior, permitindo que milhares de estudantes de diversas regiões e condições econômicas tenham acesso a uma educação de excelência. Ângela é prova viva desse impacto. Ao longo de sua graduação EaD, ela teve flexibilidade para participar de programas de iniciação científica (PIBIC/UNESA), com bolsa, e aproveitar o melhor da formação acadêmica sem renunciar à sua rotina e a outras atividades, conciliando a teoria com a prática e desenvolvendo um currículo que hoje a qualifica para um dos mais seletivos programas de pesquisa do mundo.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.