Segunda parcela do 13º vem aí: especialista orienta sobre organização das contas
Saiba como aplicar o benefício de forma estratégica em seus finanças
Data da Publicação da Notícia : 16/12/2024 15:11 por Ana Paula Melo
Freepik Divulgação
Milhões de trabalhadores brasileiros irão receber a segunda parcela do 13º salário até o dia 20 desse mês, uma gratificação que pode ser utilizada de forma estratégica. No entanto, a falta de conhecimento sobre o uso desse recurso pode comprometer a saúde financeira e desestabilizar o planejamento para o ano seguinte. O economista e líder Regional Sul da XP Investimentos, Renato Sarreta, destaca que o importante é ter uma visão global dos compromissos mensais.
“Ter uma visão completa do seu orçamento vai ajudar a tomar a melhor decisão. Consultar e comparar as taxas dos financiamentos com as possibilidades de ganhos em investimentos também deve ser considerado”, orienta. O economista recomenda que um especialista seja consultado. "Ele poderá te ajudar a organizar melhor seu fluxo e através de um Planejador Financeiro você poderá tomar essa decisão com maior assertividade", aponta.
Renato ainda sugere que, quem ainda não tem uma reserva de emergência, o ideal é aplicar o recurso do 13º salário em investimentos mais conservadores, com baixo risco e com liquidez. Exemplos: CDBs, Tesouro Selic e Fundos de Renda Fixa. Segundo o especialista, para quem já tem uma carteira de investimentos o ideal é considerar a distribuição dos investimentos considerando o mercado, perfil de carteira e projetos dos clientes.
"Por fim, sugiro nesse momento rever toda a reserva acumulada no ano e avaliar o quanto falta para chegar na meta que foi estabelecida no início do ano. Se você ainda não tem reserva, sugiro investir o maior percentual possível para que você comece o próximo ano já com uma reserva financeira", concluiu.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.