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Métricas de comunicação ainda são desafios para empresas

Pesquisa indica que 79% dos profissionais enfrentam desafios ao lidar com métricas.



Data da Publicação da Notícia : 01/08/2024 15:37 por Luiz Affonso Mehl

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A métrica é considerada uma ferramenta que mede os resultados de uma ação, através da coleta, análise e interpretação de dados do desempenho de uma campanha. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio dela é possível verificar se o que foi planejado foi realmente alcançado.  

Ao contratar uma assessoria de imprensa digital, por exemplo, o intuito é obter estratégias para veicular o nome de uma marca na mídia, aumentando a sua autoridade e menções online. Entretanto, muitas empresas ainda não sabem como medir os resultados dessas ações. 

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que apenas 14% das empresas do Brasil se consideram maduras no que se refere à cultura de dados no dia a dia das ações de comunicação. Dessa forma, torna-se mais difícil avaliar resultados, identificar pontos fortes e, se preciso, pensar em estratégias para corrigir erros e maximizar o desempenho. Métricas permitem avaliar o retorno de uma campanha e fornecem uma base sólida para justificar investimentos.

Segundo os resultados do Panorama do Marketing de Dados 2022, realizado pela BuscarID em parceria com a Opinion Box e a Métricas Boss, 79% dos profissionais de marketing enfrentam desafios ao lidar com métricas. Não saber quais métricas usar ou interpretá-las é um problema para 58% desses profissionais.

Quais métricas merecem maior atenção?

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) indica estar atento ao comportamento dos competidores para identificar oportunidades de mercado e se posicionar. Existem diversas métricas que podem ser utilizadas para medir o sucesso de uma organização em diferentes áreas, como marketing, vendas, finanças e recursos humanos. 

De acordo com o Sebrae, o retorno sobre investimento (ROI) é uma das mais importantes, pois mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em determinada campanha. Já a taxa de acesso ao site informa quantas vezes uma página foi acessada, auxiliando a medição do fluxo de visitação. Se houve um aumento, é um sinal de que a ação pode ter sido efetiva.

A taxa de rejeição também é destacada pelo Sebrae, visto que ajuda a entender como os usuários estão se comportando ao visitar um site, ao mostrar a quantidade de pessoas que o acessam e abandonam logo em seguida. Ela indica a interação dos usuários com os conteúdos produzidos. Enquanto isso, os indicadores-chave de performance (KPIs) mensuram o desempenho de uma ação através da identificação da origem de tráfego do site, dos leads gerados e seu custo de aquisição e as taxas de conversão.

Empresas que investem em um trabalho de search engine optimization (SEO), para que o site esteja bem ranqueado nas pesquisas do Google, precisam estar atentas às métricas específicas, como o crescimento de palavras-chave orgânicas e de backlinks de qualidade, a evolução da autoridade e o aumento de cliques e impressões.

O Search Console, por exemplo, é uma plataforma gratuita do Google que ajuda a monitorar, manter e resolver problemas de um site em relação aos resultados das pesquisas. Já o Google Analytics coleta dados de aplicativos e sites para criar relatórios. 

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para monitorar e mensurar os resultados obtidos. Porém, muitas delas exigem um alto investimento e capacidade de compreensão das suas métricas. Diante desse cenário, contratar uma agência especializada em link building e SEO possibilita que profissionais qualificados façam análises mais assertivas e alcancem melhores resultados.

Erros são comuns, mas é importante aprender com eles

É comum cometer alguns erros ao longo do processo de desenvolvimento de novas estratégias. Entretanto, o Sebrae alerta que não aprender com eles pode ser fatal para o sucesso do negócio. Por isso, é importante estudar as falhas para encontrar soluções e fazer um planejamento adequado, definindo metas claras e identificando os desafios e oportunidades.

Focar em números considerados vazios pode ser um erro de mensuração. Por exemplo: muitas organizações se baseiam em curtidas nas redes sociais, mas se esses números não estiverem relacionados aos objetivos e o engajamento não traz resultado ou captação de leads, eles acabam não importando para a estratégia.

Antes de mensurar os resultados de um projeto, é preciso definir os objetivos principais e saber onde a empresa deseja chegar. Produzir relatórios regulares possibilita monitorar o progresso ao longo do tempo. Por isso, é importante definir uma periodicidade e não cometer o erro de realizar a coleta apenas no final, conforme indica o Sebrae. Utilizar ferramentas automatizadas otimiza o tempo e gera resultados mais precisos.



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