Cinco dicas de premiações para colaboradores que cumprem a meta
Pesquisa mostra que 45% dos profissionais que recebem prêmios por desempenho demonstram maior satisfação no trabalho.
Data da Publicação da Notícia : 30/07/2024 12:14 por Luiz Affonso Mehl
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Pesquisas mostram que estabelecer objetivos pode aumentar a motivação da equipe. O livro “Uma teoria de definição de metas e desempenho de tarefas”, do psicólogo Edwin Locke, mostra que o método é capaz de impulsionar o desempenho dos colaboradores. Além da sensação de “dever cumprido”, é possível criar estratégias que potencializam a satisfação e o engajamento dos profissionais, como um sistema de premiações.
Oferecer benefícios para funcionários que atingem metas é uma estratégia utilizada por líderes ao redor do mundo. De acordo com o levantamento do Instituto Locomotiva, 45% dos profissionais que recebem prêmios por desempenho em suas empresas demonstram maior satisfação em comparação com aqueles que não participam de programas de incentivo.
Há muitas opções de recompensas que podem ser consideradas, como o vale-presente, mas é importante escolher aquelas que estejam alinhadas com as necessidades e preferências da equipe. Para isso, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) recomenda que, antes de decidir quais premiações serão oferecidas, seja realizada uma pesquisa para coletar a opinião dos funcionários.
Além disso, ter uma comunicação clara e direta pode facilitar o entendimento das metas e o engajamento dos colaboradores. Quando as expectativas são transparentes, os funcionários tendem a ter uma compreensão mais certeira do que é esperado deles e como o seu desempenho contribui para os resultados.
Vale-presente
O vale-presente é uma forma flexível de recompensa para os colaboradores, que pode ser usada como pagamento em lojas específicas. Os valores variam, sendo definidos pela organização. Os cartões de presente costumam ser populares entre pequenas e médias empresas.
Estudo da Pluxee (antiga Sodexo Benefícios e Incentivos) mostrou que os proprietários de pequenas e médias empresas planejam aumentar os investimentos em reconhecimento dos profissionais nos próximos anos, com o objetivo de melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O levantamento também mostrou que houve o crescimento de 15% na intenção de recompensar o desempenho dos colaboradores com bônus, vouchers e cartões-presente, e o aumento de 17% na busca por maneiras de ampliar o poder de compra dos funcionários.
Cupons de desconto
Os cupons de desconto também são uma forma de recompensar os colaboradores que atingem metas. Eles podem ser utilizados em diferentes estabelecimentos, desde supermercados até lojas de roupas ou eletrônicos, ou serem oferecidos no formato de cartão premium de uma loja específica.
Essa forma de premiação atende às diversas preferências e necessidades da equipe. Apesar disso, é importante pedir um feedback para garantir que os colaboradores tenham uma boa experiência.
Participação nos lucros
A Participação nos Lucros (PLR) é uma premiação concedida com o propósito de alinhar os interesses dos colaboradores e os da organização. A recompensa financeira é baseada no desempenho global da empresa e pode ser um bom motivador para a equipe.
As empresas costumam pagar o valor uma ou duas vezes ao ano. A PLR é uma forma de reconhecer o esforço individual dos colaboradores, incentivar o trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados organizacionais.
Cursos e treinamentos
Investir em capacitação como forma de premiação é um benefício tanto para o colaborador, quanto para a empresa. Estudos já comprovaram que os funcionários que participam de programas de treinamento têm maior produtividade, satisfação no trabalho e habilidades aprimoradas.
A ação não precisa ser cara para a organização. Há portais que oferecem cursos on-line sobre gestão, marketing, oratória e tecnologia com preços acessíveis. A capacitação pode ser selecionada de acordo com as necessidades e os interesses dos colaboradores, garantindo que seja relevante e útil para o crescimento profissional e pessoal.
Day-off
Day-off é o termo utilizado para se referir ao dia em que os funcionários estão liberados do trabalho, seja por motivos de descanso, lazer ou outros compromissos pessoais. Pode ser uma alternativa de premiação mais barata e simples para a organização, mas ainda muito apreciada pelos colaboradores.
Pesquisa realizada pela WeWork e a Page Outsourcing, no último ano, revelou que oito em cada dez profissionais brasileiros gostariam de adotar a semana de trabalho de quatro dias. O levantamento ouviu 10 mil profissionais de cinco países da América Latina, incluindo o Brasil, e constatou que 76% deles acreditam que seriam mais produtivos dessa forma.
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