Saiba como se preparar para a sua primeira viagem corporativa
Com dicas simples de organização e comportamento, a sua primeira viagem a negócios tem tudo para ser um sucesso
Data da Publicação da Notícia : 03/07/2024 14:06 por Luiz Affonso Mehl
Freepik
A primeira viagem de negócios pode ser um verdadeiro desafio. Assumir novas responsabilidades profissionais, representar a empresa em um ambiente diferente do habitual e ainda cumprir regras, políticas de viagens e prestar contas ao final pode parecer intimidante à primeira vista.
No entanto, participar de uma viagem corporativa também abre portas para o desenvolvimento profissional, proporcionando inúmeras vantagens em se desafiar e aproveitar novas oportunidades. Por exemplo, uma hospedagem na Avenida Paulista, um dos principais centros empresariais, pode facilitar o acesso a reuniões importantes e eventos de networking.
Diante de diversos cenários possíveis e responsabilidades que acompanham uma viagem de negócios, ser designado para viajar pela empresa pode gerar muitas dúvidas. O manual de regras, políticas e resoluções da empresa, ou mesmo as experiências de outros profissionais, pode não se adequar perfeitamente à sua situação específica.
Esteja atento e aproveite as oportunidades
Esteja atento às oportunidades presentes para conhecer novas pessoas e expandir seu networking, participar de eventos de negócios e reuniões que promovem crescimento profissional e obter destaque dentro da própria empresa.
Ter a gestão investindo em sua carreira e correspondendo às expectativas é uma excelente forma de impulsionar seu desenvolvimento profissional e alcançar reconhecimento dentro da organização. Além disso, o mundo corporativo é totalmente feito e envolto de conexões valiosas e a gente nunca sabe quando vamos precisar usá-las.
Invista em abrir os horizontes e conhecer pessoas que podem transformar sua realidade hoje ou amanhã.
Guarde com você todos os comprovantes de gastos e investimentos
Como a sua viagem é em nome da empresa, será preciso acertar as contas com a gestão, e todas as comprovações dos gastos gerados serão indispensáveis para calcular o custo financeiro da viagem e também criar histórico da conta.
A dica é organizar todos os comprovantes de papel em uma pasta e, se possível, tirar fotos com o celular — que podem ser deletadas posteriormente. Dessa forma, você garante que terá os comprovantes tanto fisicamente quanto on-line.
Veja qual é o sistema que a sua empresa utiliza para validar e verificar tais comprovantes e procure fazer essa prestação de contas o mais rápido possível. Lembre-se de colocar seus dados de contato para que o departamento entre em contato em caso de dúvida.
Faça o relatório da viagem assim que regressar
A prestação de contas é fundamental para a empresa, e isso nós já falamos ali em cima, e o relatório deverá ser entregue no prazo combinado entre você e sua gestão, contendo o máximo de informações relevantes possível para que seu coordenador avalie a viagem corporativa realizada.
Uma dica extra é anotar diariamente os pontos principais e relevantes para compor o relatório ao final da viagem, criando um storytelling. Desse modo, você consegue recordar não só a ordem cronológica da viagem, mas também detalhes mais precisos dos acontecimentos, especialmente se a duração dela for por um período mais longo.
Mantenha sua postura profissional durante a viagem
Embora a seriedade ou o nervosismo não devam dominar sua postura o tempo todo, uma viagem corporativa exige alto nível de maturidade e profissionalismo.
As habilidades desenvolvidas ao longo da carreira e a experiência adquirida em viagens de negócios são aprimoramentos das qualidades de cada profissional.
Portanto, ser responsável, saber gerenciar a si mesmo e cumprir os compromissos da empresa com disciplina e honestidade serão cada vez mais valorizados pela gestão da empresa.
A sua primeira viagem a trabalho será inesquecível, assim como a forma como você vai e deve se organizar para ela. Procure falar com amigos que já foram e pegue outras dicas que podem ser úteis para o seu desenvolvimento. Não tenha medo! Será uma experiência única e bem-sucedida, que irá abrir as portas para novas aprendizagens e descobertas.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.