Benefícios da automatização de processos em indústrias
Conheça os benefícios de investir em tecnologia para automatizar tarefas na indústria
Data da Publicação da Notícia : 26/06/2024 13:15 por Luiz Affonso Mehl
Freepik
O mundo dos negócios tem passado por uma verdadeira revolução tecnológica e a automação industrial vem trazendo diversos benefícios para melhorar a eficiência operacional nas indústrias.
Por exemplo, ao aproveitar sistemas de controle automatizados e a inteligência artificial, como os sensores embutidos e conectividade IoT na empilhadeira moderna, é possível controlar melhor o desempenho e as condições de trabalho. Isso porque a tecnologia permite fazer manutenções preventivas para evitar falhas, inatividade e prolongar a vida útil do equipamento.
As operações controladas por máquinas são um reflexo da modernização e do aumento da capacidade das fábricas. A modernização da indústria permite que as atividades manuais sejam automatizadas, sobrando mais tempo para que os funcionários dispensem um tempo maior às atividades mais importantes.
O que é automação industrial?
A automação industrial consiste no uso de tecnologias para otimizar os processos industriais e dar maior autonomia para as equipes. O objetivo é diminuir e substituir por completo a ação humana em tarefas operacionais e repetitivas.
Ela é um efeito da indústria 4.0 para melhorar os processos com recursos avançados, como inteligência artificial e robótica industrial. Entre as tecnologias de automação industrial, podemos citar:
-
robótica industrial;
-
Internet Industrial das Coisas (IIoT);
-
realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV);
-
inteligência artificial (IA);
-
aprendizado de máquina (Machine learning).
Benefícios da automação industrial
A automação industrial traz benefícios significativos aos processos industriais, aumentando a eficiência e tornando as empresas mais competitivas. Entre as vantagens, podemos citar:
Redução de custos
A automação simplifica as rotinas operacionais, substituindo os funcionários humanos nas tarefas repetitivas. Com isso, os custos de produção podem ser reduzidos.
A automação também permite que os funcionários se qualifiquem para atividades que demandam capacidade de análise e interpretação, em vez de se ocuparem com tarefas que podem ser realizadas por máquinas.
Outro ponto importante é que os custos com manutenção de equipamentos também são reduzidos, já que é possível fazer manutenções preditivas, evitando que a produção pare.
Aumento da capacidade de produção
As limitações humanas acabam restringindo a capacidade no chão de fábrica. As máquinas não têm essa limitação e podem trabalhar 7 dias por semana, 24 horas por dia, sem parar e sem trocas de turno. Com isso, a produção aumenta a capacidade, mantendo os padrões de qualidade.
Maior segurança nos processos
Automatizar os processos aumenta a segurança no ambiente de trabalho. As máquinas são projetadas para seguir padrões de segurança rigorosos e podem executar tarefas repetitivas sem erros. Além disso, o monitoramento em tempo real por meio dos sensores IoT previne situações de perigo, como falhas em equipamentos.
Redução dos riscos ambientais
As tecnologias usadas para otimizar os processos industriais permitem acompanhar todos os passos da cadeia produtiva e planejar as emissões de CO2, fazer o gerenciamento de resíduos e usar insumos mais sustentáveis.
Cases de sucesso na automatização de processos
A automação industrial vem ganhando cada vez mais importância e espaço nas indústrias. Por causa do seu crescimento exponencial, existem premiações para as empresas que desenvolvem soluções inovadoras na área. Entre os cases de sucesso nessa área, podemos citar:
-
Vale: para se adequar melhor às restrições da pandemia do coronavírus, a empresa desenvolveu um aplicativo para monitorar em tempo real as informações sobre a saúde dos funcionários. Os resultados atualizados em tempo real geram relatórios para consulta médica;
-
Votorantim: a empresa criou um time multidisciplinar para a definição de uma nova abordagem do modelo operacional. A proposta permitiu a automação completa das áreas de gestão de contrato e faturamento, possibilitando um aumento na produtividade e orientação por meio de dados.
As opiniões e conteúdo desse artigo não expressam necessariamente a linha editorial do NorteRS ou pensamentos de seus diretores e editores. O conteúdo desse artigo são de inteira responsabilidade do autor.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.