Início Notícia Voltar

A asma piora no inverno?

Saiba quais são os cuidados necessários para enfrentar o inverno sem crises.



Data da Publicação da Notícia : 21/06/2024 08:43 por Redação

CapaNoticia

Imagem ilustrativa

Banner Topo

Durante as épocas mais frias, a asma é uma das doenças responsáveis pela hospitalização de muitas pessoas, especialmente crianças e idosos. Por isso, em período de oscilações de temperatura, os cuidados devem ser redobrados para evitar crises de asma.

Fatores genéticos ou até mesmo condições do ambiente podem interferir na manifestação da doença.

“A asma é uma doença inflamatória, ou seja, é uma inflamação dos brônquios caracterizada por crises recorrentes broncoespasmo (obstrução dos brônquios) que levam a falta de ar, sensação de sufocamento, aperto e/ou chiado no peito, crises de tosse, geralmente seca, que são desencadeados por alterações de temperatura, poeira, pó, fumaça, cigarros, certos alimentos ou medicamentos, produtos de limpeza, perfumes, mofo, determinadas viroses, entre outros.” exemplifica a médica pneumologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), Dra. Janaína Pilau.

Por que a asma piora no inverno?

“As crises de asma são mais frequentes nos meses de inverno  por diferentes razões. O  próprio ar frio e seco pode irritar as vias aéreas e ser um fator desencadeante de crises, além de ser mais comum as viroses e infecções respiratórias, o uso de lareiras, aquecedores e ar-condicionado, levando a alterações bruscas de temperatura, a presença de mofo é mais comum, bem como mantermos os locais menos arejados e com mais aglomeração de pessoas, causando aumento dos alérgenos.” pontua a especialista.

Dra. Janaína explica quais são os cuidados necessários para evitar crises de asma nesta época do ano. “Fazer o uso adequado da sua medicação de manutenção da asma, fazer as vacinas indicadas para sua faixa etária e doença, além de manter os ambientes limpos, sem mofo e arejados. Usar roupas e agasalhos adequados para a temperatura externa mantendo-se aquecido e hidratado também é muito importante. Assim como, evitar contato com pessoas com sintomas gripais e, se você estiver com sintomas gripais evitar o contato com as demais pessoas, mantendo um isolamento adequado, um distanciamento e até mesmo uso de máscaras, se for necessário.” orienta a pneumologista.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.