Início Notícia Voltar

Estratégias de treinamento para os cães abandonarem maus hábitos

Ainda filhotes ou já na fase adulta, animais de estimação se beneficiam do adestramento, o que torna a convivência mais agradável com pessoas e ambientes



Data da Publicação da Notícia : 23/05/2024 14:35 por Luiz Affonso Mehl

CapaNoticia

Freepik

Banner Topo

 

Ser tutor de um animal de estimação, especialmente de cães, é uma tarefa que demanda tempo, planejamento e educação de ambas as partes. Pensar em uma coleira de cães adequada para cada ocasião, ter um ambiente em casa bem preparado para o convívio com o animal e fazer acompanhamento veterinário são alguns pontos que influenciam na forma como cães interagem com pessoas, espaços e outros animais. 

Da mesma forma que uma criança precisa passar por inúmeras etapas ao longo da vida, adquirindo educação e experiências por parte dos adultos, os cães precisam ter um referencial de hábitos considerados saudáveis. Neste artigo você aprende como identificar sinais de mau comportamento em cães e conhece medidas a serem tomadas para contornar esse tipo de situação.

Entendendo o comportamento de cada animal

Os cães sempre tiveram um papel de destaque nas famílias brasileiras (e até mesmo fora delas, como o famoso doguinho caramelo), mas isso se intensificou ainda mais nos últimos anos. A quantidade de pais, mães e outros graus de ''parentesco'' de pets reflete um novo modelo de configuração familiar, e isso impacta na percepção da qualidade do convívio entre todos.

Personalidade e características genéticas

Muito similar aos seres humanos, os cães possuem personalidades e outros perfis, por exemplo genéticos, que influenciam diretamente no comportamento deles. Algumas raças são mais energéticas, outras menos amigáveis com crianças e outras extremamente pacatas.

Traumas ou vivências negativas

Os traumas se refletem principalmente em cães adotados já em fase adulta ou filhotes que foram resgatados de situações traumáticas. O nível de estresse e o contexto do que o animal viveu podem impactar diretamente na forma como ele se comporta, reagindo a estímulos de forma excessiva ou até mesmo sendo incapaz de ter reações.

Ausência de limites

Nesse grupo podemos dizer que estão os cães ''mimados'', ou que por algum motivo nunca tiveram intervenção de um tutor em relação a comportamentos considerados inadequados. Uma vez que o animal não possui o entendimento de que algo que ele faz é errado, a tendência é que ele repita de forma natural.

Como educar um cão com hábitos inadequados

Se o animal não tem nenhum perfil de raça que justifique determinadas atitudes, não passou por nenhuma situação traumática que interfira no seu convívio e ainda sim repete maus hábitos, é necessário intervir. Os maus hábitos podem ser desde fazer as necessidades no lugar errado, ter reações agressivas sem razão ou não respeitar limites de espaço, por exemplo.

Treinamentos de comando

O adestramento ou treinamento de comando é uma estratégia que envolve estimular o animal a praticar uma determinada ação, geralmente seguida de reforço positivo. Nesses casos é comum ensinar o animal a sentar, deitar, sair ou entrar em um determinado local e tudo que envolva alguma ação física do animal.

Treinamentos comportamentais

Já no treinamento comportamental, o objetivo é educar o cão a trocar um hábito considerado ruim por um outro melhor, até mesmo criando a noção de identificar situações de perigo. Além do reforço positivo, esse tipo de estratégia depende de uma rotina constante de treinos e uma interação direta com o ambiente.

Um cão que está no processo de aprender a fazer as necessidades apenas no tapete higiênico em vez de usar o gramado do jardim, por exemplo, deve ter estímulos que o façam optar pelo comportamento desejado. Assim, ele consegue de certa forma diferenciar o que é certo e errado sem que isso seja prejudicial ao seu desenvolvimento ou emocional.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.