Saiba como solicitar o informe de rendimentos para o seu banco
Documento é essencial para o Imposto de Renda e tem várias utilidades
Data da Publicação da Notícia : 21/05/2024 14:41 por Redação
Freepik
Há muitas dúvidas a respeito do prazo final para enviar a Declaração Anual de Imposto de Renda. Nesse processo, um dos documentos mais importantes é o informe de rendimentos, que traz um resumo de tudo que você obteve durante o ano.
Um informe de rendimentos é um documento que mostra todos os valores recebidos durante o ano-base do imposto. No calendário fiscal brasileiro, o ano-base compreende o período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração. Ou seja, a declaração de 2024 compreende as informações do ano-base de 2023, e assim por diante.
Esse informe geralmente é enviado pelas instituições financeiras pelo correio, assim como cartão de crédito e outras correspondências. Mas com o aumento da digitalização, os informes também estão sendo enviados via e-mail, no formato digital.
Se você ainda não recebeu seu informe, é preciso solicitá-lo. Por isso, o texto de hoje vai explicar mais sobre o informe de rendimentos e como fazer para solicitar esse documento.
O informe de rendimentos e suas utilidades
Normalmente, os informes de rendimentos são associados a investimentos, mas abrangem qualquer fonte de renda recebida no ano. Por exemplo, se você tem imóveis alugados ou recebe salário, esses rendimentos são enviados a você por meio do informe. Existem vários tipos de informes, entre os quais estão:
-
informe de bancos: mostra saldos em conta corrente e em aplicações financeiras;
-
informe do INSS: para aposentados, mostra os valores recebidos da previdência;
-
informe de assalariados: traz os valores recebidos de salários, bem como os descontos aplicados;
-
informe de investimentos; traz posições financeiras e rendimentos pagos em investimentos de renda fixa, ações e outros.
Se você trabalha com carteira assinada, por exemplo, o seu empregador envia o informe contendo todos os seus rendimentos e descontos aplicados. Para investimentos, o informe traz as seguintes informações:
-
tipo de investimento: renda fixa, ações, fundos imobiliários etc;
-
posição consolidada: quanto você tem investido até o fim do período do ano-base;
-
rendimentos recebidos: valor recebido da rentabilidade dos investimentos, pagamento de dividendos ou de outras formas de renda;
-
dados da fonte: nome e CNPJ da fonte pagadora dos rendimentos, essencial para colocar na declaração.
Esses dados devem ser incluídos na declaração para que você possa informar a origem correta das aplicações e de seus rendimentos. Além disso, o informe também serve como uma ferramenta de controle pessoal, que mostra quanto você obteve de renda ativa e de investimentos ao longo do ano.
Outra utilidade do informe é que ele já traz qual a categoria daquele rendimento específico. Assim, você pode saber se aquele rendimento é isento de imposto (categoria Rendimentos Isentos e Não Tributáveis) ou se incide imposto (Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva).
Por isso, ter os informes de rendimentos em mãos é a melhor forma para preencher a sua declaração e evitar erros que possam ser cometidos no preenchimento.
Como solicitar o informe de rendimentos
Sempre no começo do período da declaração, empregadores e gestoras de investimento enviam os informes para o contribuinte. Os informes podem vir pelo correio ou para o e-mail cadastrado no banco ou corretora. Por isso, a melhor forma de recebê-los é manter seu endereço de e-mail atualizado.
Vale frisar que o não envio, por parte do banco ou da corretora, do informe de rendimentos não isenta o contribuinte de declarar o imposto. Por isso, certifique-se de procurar todos os seus informes e guardá-los em uma pasta segura.
Caso a instituição financeira não envie os informes, você precisa solicitá-los com o emissor. Qualquer cliente pode fazer a emissão do informe direto no site ou no aplicativo do banco, e o processo é bastante simples.
Para isso, é preciso acessar o site do banco ou da corretora e entrar na sua conta (o processo varia de acordo com cada instituição). Depois que fizer o login, procure a opção “informe de rendimentos” no seu Internet Banking e clique nela.
Feito isso, selecione o ano-base para receber os informes (lembrando que o ano-base é sempre o ano anterior ao ano da declaração). Escolhido o ano, o aplicativo tem duas formas de enviar o informe: pelo e-mail cadastrado na sua conta ou direto no aplicativo.
Se o seu banco enviar o informe, ele vai chegar no seu e-mail em poucos minutos. Caso o banco libere o documento direto no aplicativo, faça o download do arquivo em seu computador.
Uma dica de organização é criar uma pasta exclusiva para os informes do Imposto de Renda. Por exemplo, crie uma pasta com o nome “Informes 2024” e coloque lá todos os documentos recebidos. Assim, você facilita a organização dos documentos e evita perder algum dos informes.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.