Início Notícia Voltar

Qual a parte mais demorada de uma obra?

Apesar do nome, o acabamento pode ser a etapa mais demorada.



Data da Publicação da Notícia : 12/04/2024 10:07 por Redação

CapaNoticia

Pixabay

Banner Topo

 

É quase um consenso entre quem já fez uma obra em casa: o tempo até a entrega sempre acaba sendo maior do que o planejado. Isso pode acontecer por diversos fatores, que vão desde o surgimento de imprevistos com o local até o tempo de trabalho dos pedreiros e profissionais contratados.

Além dos tijolos, da massa corrida e da ideia do que deve ser executado, é preciso ter cuidado e atenção a cada etapa para evitar contratempos e fazer com que tudo corra da forma mais rápida possível. Abaixo, você confere mais informações sobre as principais etapas de uma obra e sua duração: 

Projeto 

Independente do tamanho da obra, o ideal é sempre começar pelo projeto. É ele que vai determinar o que será feito e de que maneira. Nessa fase, é possível ter as primeiras noções de gasto com materiais, mão de obra e prazos necessários para a realização das principais etapas.

Durante o projeto, o profissional responsável também irá determinar quais documentos são necessários para o licenciamento e a autorização da obra, entrando com os pedidos burocráticos. Apenas depois de concluir a papelada, é possível dar início a obra de fato e se assegurar de que o terreno está próprio para recebê-la. 

Fundação e estrutura

Projeto aprovado, é iniciada a fundação e a estrutura da obra. Durante o processo de fundação, é criada uma base que dará sustentação a toda construção, evitando rachaduras, trincos e outros danos a curto, médio e longo prazo.

Após a finalização dela, começa a parte da estrutura. Nesse momento, o espaço começa a ganhar forma e são construídos pilares, vigas, lajes, sapatas e cintamentos. Algumas pessoas conhecem esse processo como o “esqueleto” da construção.

Apesar de parecerem complexas, as etapas de fundação e estrutura não costumam ser tão demoradas, principalmente se o profissional optar por estruturas pré-moldadas. 

Alvenaria  

Com o esqueleto pronto, começa a etapa da alvenaria. Esse processo é conhecido por dar “sustentação” à construção, já que nesse momento são construídas as divisões internas de cada cômodo. Os principais materiais usados são os tijolos e o concreto.

Ainda nessa etapa, também são instalados os blocos e vãos que receberão posteriormente batentes, portas e janelas. A duração dessa fase vai depender do tamanho da obra, da quantidade de cômodos e do número de portas, janelas e demais instalações que começam a ser preparadas. 

Instalações

Alvenaria pronta, é iniciada a etapa das instalações. Nessa fase, é construída toda a parte hidráulica e elétrica necessária para sustentar o uso de água e energia do imóvel. Os pontos de instalação devem seguir o projeto inicial, para que todas as etapas funcionem bem entre si.

Essa fase pode ser mais demorada, uma vez que é necessário contar com a ajuda de diferentes profissionais. É preciso contratar uma equipe de eletricistas e encanadores, para que tudo seja feito de forma profissional, evitando falhas e riscos futuros. 

Revestimento

Quando a fundação, a estrutura, a alvenaria e as instalações estão prontas, a obra já ganha vida. Agora, restam apenas duas etapas: o revestimento e o acabamento. Às vezes, as duas são realizadas de forma simultânea e podem ser confundidas entre si.

Na parte do revestimento, o responsável pela obra instala pisos, azulejos e porcelanatos nas áreas determinadas pelo projeto. Essa etapa também demanda mais tempo, uma vez que todos os cômodos da construção precisarão de atenção integral, ao menos nos pisos. 

Acabamento 

Como o próprio nome indica, a etapa do acabamento é a que encerra a obra. Apesar disso, ela é considerada a mais demorada na maior parte das vezes. Isso acontece porque existem muitos detalhes que demandam tempo e atenção.

Nessa fase, são instaladas portas, janelas e vidros. As paredes também são pintadas, as imperfeições são corrigidas, as torneiras são instaladas e os lustres colocados. No caso dos planejados, a colocação dos móveis também entra nessa etapa. Agora, é compreensível que o acabamento seja a fase mais demorada, não é mesmo?




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.