Início Notícia Voltar

Cultura na Praça marca programação da Páscoa Encantada em Sarandi

Sarandi vem se tornando uma referência em turismo cultural e comercial, uma parceria de sucesso entre o Governo Municipal e o artista plástico sarandiense Ale Zanonato



Data da Publicação da Notícia : 04/04/2024 11:23 por Redação

CapaNoticia

Assessoria de Imprensa

Banner Topo

Na noite de quinta-feira, dia 14 de março de 2024, ocorreu na Praça Farroupilha, a abertura da programação da Páscoa Encantada de Sarandi. Com a presença de autoridades e grande público foi aberta oficialmente a visitação ao projeto decorativo temático deste ano bem como a primeira atividade “Dia da Cultura na Praça”.

 

A decoração toda temática em cores de tons pastéis, repleta de flores, ovos, coelhos de pelúcia pendurados em guarda-chuvas coloridos, além da aconchegante Casa do Coelho, foram os destaques deste ano, transformando a praça central em uma Vila Encantada de Páscoa. O evento, em sua 3ª edição, encantou mais uma vez os sarandienses e visitantes de toda região, que aproveitaram o lindo espaço para registrar o momento em família com o coelhinho.

 

Sarandi vem se tornando uma referência em turismo cultural e comercial, uma parceria de sucesso entre o Governo Municipal e o artista plástico sarandiense Ale Zanonato, que é renomado internacionalmente e encanta a todos com suas criações artísticas, resgatando toda a magia e encanto das festividades.

 

Durante as duas semanas que antecederam a Páscoa, a programação contou com visitas de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, das turmas de Pré da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, foram realizadas visitas com o personagem Coelho da Páscoa nas EMEIS para as turmas do Maternal.

 

Já nos finais de semana, dias 23, 24, 30 e 31, as crianças puderam se divertir com o “Dia da Cultura na Praça”, com atividades lúdicas, brincadeiras e pinturas faciais infantis realizadas pelos profissionais da Cia Teatral Sonharte. As ações educativas fizeram parte do projeto aprovado no Edital Sedac nº 03/2023 – Chamada Pública de Coinvestimento – Eventos Culturais Populares de Sarandi/RS, assim como parte do valor para custear a decoração.

 

Através de parceria com a agência FGTAS foi proporcionado às artesãs locais que expusessem seus trabalhos durante a programação da Páscoa Encantada. Uma forma de oportunizar e incentivar a economia criativa.

 

Oficinas com estudantes e com a terceira idade também fizeram parte da programação de ações educativas. Dentre elas, a Oficina Artística no Centro de Convivência dos Idosos, atividade realizada pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Promoção Social, promovendo um momento de criatividade e interação com o grupo da melhor idade, que recordou a infância ao realizar a atividade de pintura de casquinhas e a criação de ovos com barbante. A pintura de cascas de ovos acrescentou, posteriormente, mais cores e encantamento para a decoração da Praça Farroupilha.

 

Para o Governo Municipal, a Cultura é um importante indutor do turismo, possibilitando o estímulo à economia do município com a vinda de cidadãos de toda a região para conhecer a decoração e fazer compras no comércio local.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.