Início Notícia Voltar

Como conciliar uma vida ativa e um estilo de vida ocupado?

Com algumas dicas simples, é possível incluir a atividade física no seu dia a dia sem que ela se torne uma obrigação.



Data da Publicação da Notícia : 25/01/2024 11:01 por Redação

CapaNoticia

Freepik

Banner Topo

Uma das desculpas mais usadas para não praticar exercícios físicos é a questão do tempo, ou melhor, a falta dele. Uma rotina corrida, que começa logo cedo e termina perto da meia-noite, é desafiadora, porém, é possível, sim, se exercitar.

Inclusive, essa é uma forma de cuidar melhor de si e da própria saúde. Mas como incluir a vida ativa em um estilo de vida ocupado? Confira as dicas!

Ande de patins

Se você é apaixonado por patinação, aproveite para andar de patins e colocar em prática o que sabe. Você pode usar os patins como meio de transporte para ir ao trabalho ou pequenas atividades perto de casa.

Também pode ser útil para o final de semana ou horário do almoço. Afinal, é fácil guardar os patins em uma mochila e usá-los por apenas meia horinha.

Faça caminhadas

Exercite-se de um jeito simples que ainda vai ajudar a distrair a mente. Faça uma pequena caminhada, de até trinta minutos, logo pela manhã ou no horário do almoço.

Se a agenda for muito apertada, inclua a caminhada como meio de transporte. Precisa ir buscar algo perto do trabalho? Vá a pé. Quer um docinho da panificadora? Caminhe até lá.

Desça um ponto antes

O ônibus ou metrô é o seu principal meio de transporte? Experimente incluir uma meta de caminhada na sua rotina. Desça um ponto ou estação antes do trabalho, da faculdade ou de casa e siga o trajeto a pé.

Antes, verifique se é seguro adotar essa ideia, se as ruas pelas quais você vai caminhar são movimentadas, e saiba que talvez seja necessário acordar um pouco mais cedo para não chegar atrasado.

Faça atividades pequenas a pé

Precisa ir ao mercado? Vai almoçar perto da empresa? Quer comprar pão para o café da manhã? Deixe o carro em casa e vá a pé. Por mais que seja um trecho rápido, você já estará fazendo um exercício.

Vale também trocar por meios de transportes alternativos, como patins, bicicleta e até o skate. Só não se esqueça dos equipamentos de proteção!

Passeie com o cachorro

Você tem um cachorro? Saiba que ele também precisa se exercitar, e vocês podem vivenciar esse momento juntos. Os pets são apaixonados por passeios, por mais rápidos que sejam.

Reserve um momento pela manhã ou no fim da tarde, coloque a coleira no seu amigo de quatro patas e aproveite para dar uma volta na quadra ou pelo bairro. Vale até uma corridinha, se vocês dois se animarem.

Use a bike como meio de transporte

Troque o carro por um meio de transporte menos poluente. A bicicleta já faz parte da rotina de muitas pessoas, e mesmo não tendo uma em casa, você pode alugar aquelas disponíveis nas ruas das grandes cidades.

Pedale até o trabalho, vá para a aula, faça as compras. Se a bike tiver cestinha, você consegue até levar mais coisas sem precisar de uma mochila nas costas. Depois, é só encontrar um local seguro para guardar a magrela.

Prefira as escadas ao elevador

Mora ou trabalha em um prédio com vários andares? Dê um tempo do elevador e faça suas pernas entrarem em ação. Parece difícil, mas quando você perceber, subir ou descer alguns andares será tranquilo e ainda ajudará a relaxar. No começo, você vai testar o seu fôlego, mas logo se acostuma.

Trabalha no andar mais alto, como o vigésimo, por exemplo? Desça alguns lances de escada e depois entre no elevador. Se a questão é a subida, faça o inverso:

Suba até o décimo ou décimo segundo andar de elevador e para os demais aproveite a escada.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.