Zelensky diz que Rússia afastou navios e aviação da fronteira devido a ataques ucranianos
“O inimigo sabe disso. Primeiro, retirou a sua frota da Crimeia, agora está afastando ainda mais a sua aviação das nossas fronteiras”
Data da Publicação da Notícia : 26/10/2023 10:21 por Redação
Volodymyr Zelenskyy. EFE/Arquivo/ROBERT GHEMENT
Kiev (EFE).- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira que a Rússia está sendo forçada a afastar a sua aviação e a sua frota das fronteiras diante do risco crescente de ataques ucranianos, depois de Kiev ter comunicado vários ataques a bases russas longe da linha da frente nas últimas semanas.
“O inimigo sabe disso. Primeiro, retirou a sua frota da Crimeia, agora está afastando ainda mais a sua aviação das nossas fronteiras”, escreveu Zelensky em sua conta do Telegram, anunciando as questões que discutirá na reunião desta quarta-feira com os seus líderes estratégicos.
O mandatário enviou esta mensagem depois de a Ucrânia ter destruído uma dezena de helicópteros em dois aeródromos militares russos, longe da linha de frente, perto das cidades ocupadas de Berdiansk (sudeste) e Lugansk (leste).
A Ucrânia lançou este ataque com mísseis ATACMS de longo alcance dos EUA, que fizeram a sua estreia no campo de batalha desta forma. As forças ucranianas também atacaram com drones os aeródromos russos nas regiões fronteiriças.
Ao obrigar a Rússia a afastar os seus veículos aéreos, a Ucrânia ganha tempo de reação e aumenta o custo de algumas operações militares russas contra o território ucraniano.
Kiev está seguindo a mesma estratégia no Mar Negro, onde ataques com mísseis, drones marítimos e aéreos a navios e submarinos russos levaram o Kremlin a retirar a sua frota para o leste. EFE
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.