Realizada em Sarandi, Inter-Regional do Enart 2023 definiu últimos classificados para a grande final, em Santa Cruz do Sul
Participaram da classificatória em nosso município 31 grupos de danças tradicionais
Data da Publicação da Notícia : 11/10/2023 14:33 por Redação
Assessoria de Imprensa
Fase seletiva que ocorreu durante o último final de semana, em Sarandi, da 3ª Inter-Regional do ENART, definiu os competidores para diversas modalidades que disputarão a final nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
Participaram da classificatória em nosso município 31 grupos de danças tradicionais, representando as forças A e B, além de mais de 200 participantes nas modalidades individuais (Danças Gaúchas de Salão, Declamação Feminino, Declamação Masculino, Chula, Gaita, Causo, Intérprete Solista Vocal Masculino e Intérprete Solista Vocal Feminino) de 10 regiões tradicionalistas (7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª). O evento foi realizado em sete palcos espalhados pelo complexo do Parque de Exposições
Reconhecido como o maior festival de arte amadora da América Latina, o ENART – Encontro de Artes e Tradição Gaúcha também é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo. A 3ª Inter-Regional do ENART foi uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), com a realização da Prefeitura de Sarandi, Câmara de Vereadores, 7ª Região Tradicionalista e CTG Porteira da Querência, por meio da Comissão Executiva, presidida por Roseli Debastiani.
Foi um final de semana com programação intensa valorizando a arte, a cultura e a tradição gaúcha. “O ENART tem a finalidade de promover a preservação, valorização e divulgação das tradições gaúchas e contribui para a valorização da nossa identidade enquanto gaúchos, pois enaltece nossa história e nossos valores através das coreografias, músicas, poemas e encenações. Assim nos sentimos muito honrados por sediar pela segunda vez na história uma das etapas classificatórias desse evento tão grandioso”, destacou o prefeito Nilton Debastiani. “Receber o ENART foi muito significativo, tanto pela importância do evento como pela oportunidade de promover o intercâmbio cultural e a integração dos artistas com a nossa comunidade, em especial com os nossos estudantes que puderam conhecer de perto tantas modalidades artísticas e manifestações culturais, abrindo novas perspectivas. Gratidão a todos que se envolveram, pelo apoio e comprometimento com o evento”, acrescentou a primeira-dama e presidente da Comissão Executiva, Roseli Debastiani.
O Governo Municipal parabeniza ao grupo adulto de danças tradicionais do CTG Porteira da Querência de Sarandi, que conquistou a classificação para a grande final na categoria Danças Tradicionais Força B e ao Jonathan Luis Begotto, na categoria Solista Vocal Masculino.
Só quem vive o ENART sabe, e só quem sabe, sente!
Por isso é tão difícil de traduzir em palavras todo este sentimento que envolveu esse final de semana aqui em nosso município.
Por isso, vamos pedir uma ajuda para os sarandienses e todos os tradicionalistas e simpatizantes da região para tentar traduzir melhor:
Prepara o mate e responde: O que o ENART significa pra ti?
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.