Início Notícia Voltar

Entrevista sobre a negociação do HCS

Entrevista com o Sr. Ulisses Toazza, diretor do Hospital Comunitário de Sarandi



Data da Publicação da Notícia : 22/09/2023 10:31 por Tompson Boniatti

CapaNoticia

Tompson Boniatti

Banner Topo

Nesta semana a diretoria do HCS comunicou uma parceria com o Hospital Vila Nova de Porto Alegre sobre o início de uma parceria. Espectadores do NorteRS comentaram uma preocupação com essa negociação, então procuramos o Sr. Ulisses Toazza, Diretor do Hospital para nos falar sobre esta negociação que afeta diretamente na qualidade de saúde do município. Acompanhe a entrevista, você pode também ouvir o áudio do diretor.

Sr. Ulisses: Tompson o que está acontecendo aqui no Hospital Comunitário de Sarandi a negociação com o Hospital Vila Nova é uma negociação que a gente vem desde janeiro tratando junto com o poder público pra nós oferecer uma saúde melhor pra nossa comunidade com o custo baixo. Porque eles trabalham fortes, SUS. Então, realmente hoje hospital faz saúde, mas alguém tem que comprar essa saúde nossa. E o que o que hoje não está acontecendo: nós temos prestando um serviço e o SUS não está cobrindo este custo.

O município de Sarandi na gestão do prefeito Debastiani tem nos ajudado, não o suficiente pra nós suportar. Então por isso que a gente trabalhando junto com o prefeito Debastiani e o vice Nicola nós fomos procurar alguém que nos ajudasse. Procuramos o pessoal de Passo Fundo, do Hospital São Vicente, procuramos o hospital das clínicas ali em Passo Fundo, se interessaram mas não fechou, eles não tiveram assim ... pra vim assumir o hospital. Eles queriam parceria, mas eles não assumiriam aqui em Sarandi a gestão hospitalar. Aí fomos procurar outros recursos, outros hospitais. E o que mais ou menos deu certo foi o Hospital Vila Nova.

NorteRS: Hospital Vila nova que é de onde?

Sr. Ulisses: Que é da de Porto Alegre, da grande Porto Alegre. Eles tem um grupo hospitalar. Então eles se interessaram  pra vim conhecer o nosso hospital. Vieram vieram conhecer, gostaram. Gostaram do da estrutura, como tá sendo conduzido. E nós mostramos todos os números que nós trabalhamos com dificuldade financeira por causa dos repasses que vem é curto, não chega pra cobrir as despesas que a gente tem, por quê? Nós atendemos oitenta e cinco a noventa por cento SUS, a nossa obrigação é sessenta por cento. Esses vinte e cinco, trinta por cento que a gente atende a mais, nós não conseguimos cobrar de ninguém

É esse dinheiro que tá faltando pro hospital.

NorteRS: Mas essa negociação com o Vila Nova é uma venda, o consórcio deixa de administrar, participa junto a uma parceria, como é que isso vai funcionar?

Ulisses: O consórcio não administra nada no hospital, tá? O consórcio intermunicipal de saúde depois que nós saímos da prefeitura eu e o Nicola o consórcio trabalhou contra o hospital, tirou serviço daqui levou pra fora, levando pra tudo que foi bodega. Tem serviço que eles querem comprar de nós que nós nem oferecemos, porque eles querem que nós pagamos pra prestar o serviço pra eles. Então pra nós o consórcio hoje não põe um pila no hospital, ele ajuda a comprar e pagar uns médicos pra atender a população deles. Mas no hospital eles tinham obrigação de ajudar nós, assumir o compromisso quando nós aderimos portas abertas e não repassaram mais, repassaram um período e depois não repassaram mais aquele que eles tinham com nós. Eles tinham um compromisso que nós aderimos à rede cegonha de ajudar cada nascimento com plus, também não repasso mais, eles pagavam anestesista pra fazer uma cesárea, também não pago mais. Então o consórcio para nós não ajuda nada depois que eu e o Nicola saímos da Prefeitura, até então o consórcio era muito bom, depois que saímos entrou outros governantes, trabalharam contra o hospital. Essa é a realidade.

NorteRS: Então essa é uma parceria, é uma sociedade entre o hospital de Sarandi e o Hospital Vila Nova

Sim, é uma parceria que nós, gestão hospitalar, o Vila Nova vai assumir gestão hospitalar. Tudo que depender de contratação de médico, funcionário, compra de medicamentos, tudo isso aí é o Vila Nova que vai fazer. Nós não vamos interferir na gestão hospitalar. Nós direção do hospital vamos cuidar do patrimônio. E buscar recurso pra continuar a obra que está acontecendo lá do hospital pra melhorias no prédio, tudo isso aí a direção do hospital que vai cuidar.

NorteRS: Perfeita essa colocação da nova obra, então nós temos uma ampliação ali que está ocorrendo, continuará ocorrendo normalmente e essa é a sobre responsabilidade da antiga diretoria?

Ulisses: Hospital Vila Nova vai nos auxiliar em buscar recurso pra concluir essa obra importante. Que aí é um dinheiro que vamos buscar no Governo do Estado, Governo Federal, mas eles vão nos auxiliar e vão nos ajudar também. Eles (o Hospital Vila Nova) fazem questão que nós concluímos os quatro pisos da obra, que nós temos o recurso pra concluir o primeiro esse que está sendo feito agora. E a ideia é nós concluir os quatro pisos.

NorteRS: Perfeito. Esse foi o Ulisses Toazza, diretor do nosso presidente do nosso hospital comunitário de Sarandi. Thompson para o Norte RS




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.