Sarandi faz muito mais na agricultura: Somente em 2023 serão 22 açudes entregues
Em 2023, serão 22 açudes entregues, fazendo dessas as maiores ações da história de Sarandi nesse segmento.O Governo Municipal segue trabalhando para a entrega de mais 10 açudes
Data da Publicação da Notícia : 30/08/2023 16:54 por Redação
Assessoria de Imprensa
O Governo Municipal, através do programa Avançar-Açudes do Governo do Estado, viabilizou em junho de 2023 a construção de 12 açudes em propriedades rurais de Sarandi como estratégia de enfrentamento às estiagens.
As obras já estão sendo executadas, com a construção dos açudes através do Programa Avançar-Açudes, além do já citado, os açudes também terão como finalidade a irrigação e a dessedentação animal, reduzindo os efeitos das estiagens e gerando a reservação de água de forma adequada sob o ponto de vista técnico e ambiental.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Egon Talheimer, nos primeiros 12 açudes, habilitar os agricultores ao recebimento dos açudes só foi possível, pois o município homologou o decreto de emergência, em função da seca, que atingiu o Estado no início do ano. “Na seleção feita pelo conselho agropecuário foram usados como critérios a escassez hídrica para o abastecimento de água para o consumo humano e animal”, explicou.
“Nosso Governo valoriza o sarandiense que vive e trabalha no campo. Iniciamos a construção de mais 10 açudes nesse segundo semestre e seguimos com os trabalhos acelerados e de forma ininterrupta. Nossas equipes atuam fortemente ao lado dos agricultores”, afirma o prefeito Debastiani.
Agora, com a execução de mais 10 açudes, estão sendo beneficiadas famílias com interesse na piscicultura, ou seja, na criação de peixes para comercialização. Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas do Governo Municipal, através da Secretaria da Agricultura, com o objetivo de oferecer fontes alternativas de renda e diversificação da produção para as pequenas propriedades rurais.
A seleção das famílias contempladas foi feita pelo Conselho Agropecuário, com projetos feitos pela Emater de Sarandi e execução de responsabilidade da Secretaria Municipal da Agricultura. Levando em consideração a entrega dos 12 primeiros açudes no primeiro semestre de 2023, a projeção da entrega dos outros 10 açudes é até o final do ano.
“Essas já são consideradas as maiores ações da história de Sarandi voltada a esse segmento”, destaca Debastiani.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.