4 estratégias financeiras que simplificam a vida das pessoas
Confira dicas simples e práticas que vão ajudar você a alcançar a estabilidade financeira
Data da Publicação da Notícia : 09/08/2023 14:01 por Luiz Affonso Mehl
Manter as contas em dia pode parecer desafiador, especialmente para quem está com contas vencidas e dívidas se acumulando. Nesse tipo de situação, simular um empréstimo consignado pode ser um ótimo caminho.
Somado a isso, adotar boas práticas de gestão financeira, controle do orçamento e planejamento de gastos vai promover mais segurança econômica, contribuindo para a sua saúde e tranquilidade financeira.
1. Gestão de orçamento
Quando se fala em simplificar a vida das pessoas sob o ponto de vista financeiro, é necessário partir de uma ideia básica que vale para todos: a organização.
Independentemente da sua renda ou situação econômica, a organização financeira é o ponto de partida para melhorar as suas finanças, ampliar o controle sobre a renda e as despesas e minimizar as chances de acumular dívidas.
A gestão de orçamento parte da ideia de manutenção e controle de todos os recursos que entram e que saem da sua conta mensalmente.
Em termos práticos, a dica é que o consumidor monte uma planilha com todas as suas entradas e saídas de dinheiro. Registrar essas informações permite identificar para onde o dinheiro está indo e, eventualmente, quais gastos podem ser eliminados a fim de que você termine o mês com as contas no azul.
Há uma série de sugestões de como você pode fazer isso: desde anotações em um caderno até registros em uma planilha ou em um aplicativo específico com essa finalidade.
A única recomendação é que você registre todas as informações financeiras e tenha um controle eficiente sobre elas. Conhecendo sua renda e suas despesas mensais, é mais fácil ter o domínio sobre o dinheiro.
2. Consolidação de dívidas
Consolidação das dívidas é um termo utilizado para se referir à prática de reunir todas as dívidas em uma única.
Para você entender melhor o significado disso, vamos pensar em um exemplo prático. Imagine que você tem uma dívida com o cartão de crédito e está com a mensalidade escolar do seu filho atrasada. Em vez de renegociar as duas dívidas com os dois credores distintos, pode ser interessante transformá-las em uma única obrigação.
Isso pode ser feito por meio da realização de um empréstimo. Você pega o dinheiro emprestado com uma instituição financeira e paga todas as dívidas. Dessa forma, regulariza a sua situação com os dois credores, criando uma nova obrigação, com novos prazos de pagamento.
A obrigação fica atrelada a um único credor, e o pagamento das parcelas deve ser programado de acordo com as suas condições. Planeje um empréstimo com parcelas que você consiga pagar — alinhadas com o seu orçamento pessoal — e elimine a necessidade de negociar com vários credores.
3. Investimentos de baixo risco
Outra estratégia interessante, e que deve ser levada em consideração por quem está buscando melhorar a saúde financeira, é entrar no mercado de investimentos.
Depois de eliminar as dívidas, você já pode começar a investir. Comece com produtos de baixo risco, se familiarize com o mercado e estude sobre o assunto.
O mercado de investimentos é altamente democratizado e qualquer pessoa pode investir, inclusive, é possível começar a investir com pouco dinheiro.
Com o passar do tempo, o investidor começa a ganhar confiança, passa a entender melhor sobre os conceitos, conhece o seu perfil de risco e ganha terreno para ampliar e diversificar a carteira de investimentos.
4. Educação financeira
A educação financeira é um ponto-chave no desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa. Para alcançar estabilidade e independência, você precisa investir na sua educação.
A boa notícia é que o único recurso necessário para começar esse investimento é o seu tempo. Hoje é possível encontrar muitos materiais gratuitos na internet, com dicas e orientações para fazer um planejamento financeiro, negociar dívidas e montar carteiras de investimentos.
Para ter sucesso financeiro basta se dedicar à busca de conhecimento, investindo em boas práticas de gestão e controle das finanças pessoais.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.