Início Notícia Voltar

Como ajustar as configurações de som do seu carro?

Como ajustar as configurações de som do seu carro?



Data da Publicação da Notícia : 09/08/2023 13:57 por Luiz Affonso Mehl

CapaNoticia
Banner Topo

 

É difícil encontrar um motorista que não goste de ouvir música quando está dirigindo. Seja no trajeto para o trabalho, seja fazendo uma viagem, esse hábito é considerado muito relaxante e prazeroso, ajudando a deixar a direção mais tranquila e menos estressante — principalmente para quem está preso em um engarrafamento!

É justamente por esse gosto que muitos optam por investir em um som automotivo de qualidade, ajudando a tornar esse momento ainda mais especial. Entretanto, para tirar o máximo proveito desse sistema, não basta apenas instalá-lo: o motorista também deve saber configurar e ajustar as funcionalidades do sistema. Para obter uma melhor experiência, é preciso entender os “graves”, “médios” e “agudos” que envolvem os áudios das músicas. Abaixo, conheça algumas dicas valiosas de como fazer essa regulagem.

Faça o ajuste com o equipamento frio

Muitos nem pensam nisso, mas até mesmo o horário influencia na melhor regulagem do som automotivo. O ideal é que os ajustes do som sejam feitos pela parte da manhã, após já se terem passado muitas horas do uso do aparelho. Nesse período, o ouvido humano também vai estar mais aberto e sem a saturação de um longo dia de funcionamento, o que deixa ainda mais perceptível as variações do aparelho.

O silêncio também é importante para fazer a regulagem certa. Barulhos produzidos por fontes externas podem interferir na regulagem, comprometendo o melhor funcionamento dos alto-falantes. Por isso, certifique-se de que os vidros e as portas estão fechados para não haver interferência.

Escolha a música certa

Para fazer a regulagem, o ideal é selecionar uma música que explore diferentes tons — claro, dentro do seu gosto musical. Pense em alguma música que tenha grave, médio e agudo bem perceptíveis e, se possível, escolha alguma com mais de cinco instrumentos musicais.

Também vale a pena ficar de olho no tipo de áudio: procure evitar canções no formato MP3, já que ele tem um nível de qualidade de áudio inferior — o que causa diferença na calibração do som. É recomendado utilizar músicas do Spotify, aplicativo que consegue conservar a pureza do som se comparado ao CD e à rádio.

Ajuste o CD ou DVD Player do seu veículo

Quando for programar as saídas de som, desligue todos os tipos de distorção que você pensa que podem melhorar o som. Um exemplo é ajustar o player em FLAT e desligar o efeito Loud. Isso é importante pois a checagem da qualidade sonora precisa ser feita com base nos efeitos produzidos pelos equipamentos do sistema de som, e não de modo artificial pelo aparelho.

Deixe o volume no médio e cheque os demais aspectos

Agora, é a hora de regular o volume do som e outros pontos desse sistema. Para a regulagem, o ideal é deixar o volume em 85dB, que é considerado um volume médio. Assim, evita-se produzir ruídos demais e respeita-se as especificações do aparelho que foi instalado.

Preste atenção para ver se o agudo do áudio não está sobrando em relação às frequências médias. Se isso estiver acontecendo, é sinal de que um dos tweeters está fora de fase. Não há uma precisão específica para ajustar isso, a solução é ir tentando até achar o ponto certo.

O motorista também precisa prestar atenção no som tocado pelo subwoofer. Ele precisa estar vindo da frente do veículo, e não da parte de trás. Se isso estiver acontecendo, é preciso inverter a fase do subwoofer.

Com o volume médio, verifique também se o equilíbrio espectral está de acordo. Caso positivo, abaixe o volume e cheque se agudo, grave e médio estão tocando em harmonia. Quando isso também estiver regulado, faça o mesmo com o volume alto, ajustando a intensidade de cada espectro no player.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.