Aspectos do mapa astral: o que são e o que querem dizer?
Angulos formados entre dois ou mais planetas podem ajudar a fornecer mais informações em uma análise astrológica
Data da Publicação da Notícia : 31/07/2023 17:08 por Luiz Affonso Mehl
O mapa astral é um documento astrológico que faz um registro do céu no momento do nascimento de uma pessoa, demarcando as posições de todos os astros naquele dia e horário numa espécie de fotografia. É por meio desses posicionamentos que os astrólogos realizam análises sobre diferentes setores da vida humana.
Quem já fez o documento e está começando a aprender astrologia, certamente se deparou com alguns termos como signo solar, lua, ascendente e casas astrológicas, mas não é apenas isso que se pode encontrar em um mapa astral. Nesta “fotografia do céu”, há também angulações que um astro forma com o outro, chamadas de aspectos astrológicos.
Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, os aspectos podem formar ângulos que fluem de forma mais natural ou mais resistentes. Conforme pontua a profissional, em um mapa, é possível encontrar conjunções, sextis, trígonos, quadraturas e oposições.
Entenda o que são aspectos astrológicos
Quando falamos de astrologia, é normal associar o tema aos signos do zodíaco, pois suas características costumam ser mais conhecidas que as outras abordagens que envolvem esse estudo. A maioria das pessoas sabe, por exemplo, que um indivíduo com mapa astral de Gêmeos é comunicativo e curioso, mas poucos sabem como os aspectos podem influenciar nessa configuração.
Na mandala astrológica, os astros posicionam-se de diferentes formas e indicam um pouco mais sobre a personalidade daquela pessoa. No entanto, dependendo de sua angulação, eles podem desempenhar papéis diversos na vida de cada um.
“Os aspectos são ângulos que um planeta forma com o outro. E são ângulos mesmo como de 0º e 180º. Quando há uma distância X entre um planeta e outro na astrologia, isso tem um significado importantíssimo”, explica Cláudia Lisboa.
A astróloga esclarece que muitos astrólogos categorizam esses aspectos como favoráveis e desfavoráveis, mas que, na metodologia Luz e Sombra, esse termo não é o mais adequado. Cláudia Lisboa classifica essas angulações como as que fluem de forma natural e as resistentes, que podem mostrar questões harmônicas e desafiadoras envolvendo cada astro.
A profissional usa os mapas astrais como exemplos dos efeitos que os aspectos astrológicos podem proporcionar. Segundo Cláudia, que estuda mapas de escritores, compositores e artistas desde o Renascimento até o século XX, a maioria possui Mercúrio, planeta da comunicação, em um aspecto resistente.
Isso significa que provavelmente esses indivíduos desenvolvem uma angústia e um desejo de se expressar. Essa necessidade pode ser um processo desafiador, mas, quando superada, traz bons resultados. No caso desses artistas, a superação do aspecto resistente os deu mais força para seguir carreira como escritores literários.
Aspectos que fluem
Conforme explica Cláudia Lisboa, as conjunções, os sextis e os trígonos podem ser considerados aspectos que fluem naturalmente no mapa astral e mostram questões harmônicas sobre a relação entre planetas. Essas angulações são normalmente representadas na mandala astrológica pela cor verde.
“Quando desenho um mapa, coloco esses aspectos em verde, pois são como um sinal verde. Basta que se tenha consciência e entenda que, já que eles são uma potência que flui bem, a gente não pode vacilar e deve explorar essa capacidade que normalmente é criativa”, pontua a astróloga.
As conjunções são angulações que os planetas formam de 0º ou 360º entre si. Essa é uma configuração normalmente considerada neutra, o que significa que tanto os pontos de luz quanto os pontos de sombra estarão presentes na personalidade da pessoa. No entanto, quando essa conjunção está fluente, as qualidades ficarão mais evidentes.
Os sextis, por sua vez, são angulações de 60º entre dois astros. Esse aspecto é considerado positivo, pois indica que dois planetas se associaram, unindo características favoráveis ao indivíduo.
Já os trígonos representam que os planetas estão em uma distância de 120º no mapa astral. Essa angulação indica que os astros estão cooperando entre si, marcando uma forte qualidade harmônica para aquela pessoa.
Aspectos resistentes
Segundo Cláudia Lisboa, os aspectos resistentes no mapa astral são as quadraturas, oposições e conjunções. Essas angulações são consideradas difíceis de lidar e costumam exigir perseverança para enfrentar desafios.
“Quando acontecem esses ângulos entre dois ou mais planetas, isso indica uma zona de muito trabalho e de muito esforço para ser possível quebrar algumas resistências e superar as dificuldades. Por incrível que pareça, essas angulações podem mostrar a genialidade de uma pessoa, se bem trabalhadas”, afirma a astróloga.
As conjunções, como já mencionadas anteriormente, podem ser fluentes e resistentes. Quando há uma força resistente, esse aspecto trará em evidência características mais tensas que podem oferecer desafios ao indivíduo.
As quadraturas são aspectos astrológicos que representam a conexão entre planetas no ângulo de 90º. Quando os astros estão nessa configuração, é como se estivessem competindo entre si, demonstrando a possibilidade de conflito entre características e potências dos astros.
Por fim, as oposições são quando os planetas estão em lados opostos no mapa, com angulação de 180º. Assim como ocorre na quadratura, esse aspecto representa forças concorrentes, indicando uma tensão que geralmente pode trazer desafios a serem enfrentados.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.