Como a tecnologia vem atuando cada vez mais na medicina
Os benefícios dos avanços da tecnologia para a área médica possibilitam atendimentos e tratamentos mais eficientes
Data da Publicação da Notícia : 19/07/2023 16:35 por Luiz Affonso Mehl
O significado de inovação, com certeza, é a tecnologia. A Inteligência Artificial (IA) tem tornado a nossa realidade cada dia mais satisfatória. Assim como em todo campo profissional, é perceptível que as mudanças ocorridas são positivas para a área médica, e as melhorias são incontestáveis. Hoje é possível ter atendimentos remotos, cirurgia robótica, diagnósticos mais rápidos e até mesmo a produção de medicamentos para fibrose pulmonar graças à IA.
Dessa forma, essas constantes inovações despertam o interesse de muitos estudantes, seja para ingressar na faculdade, seja para fazer uma especialização. Para alcançar qualquer objetivo, é necessário uma boa dose de dedicação e disciplina. A escolha certa de um curso de medicina online ou presencial vai te preparar para ser aprovado na tão sonhada residência.
Quer saber quais impactos a tecnologia vem causando na medicina? Acompanhe o texto na íntegra. Boa leitura!
Tecnologia: como ela é usada na medicina?
Associamos a tecnologia somente aos equipamentos desenvolvidos para efetuar exames. Entretanto, a IA vem contribuindo de diversas maneiras dentro da medicina, proporcionando maior eficiência nos serviços de saúde.
As infinitas possibilidades que ela proporciona estão além das máquinas de ressonância magnética e os robôs usados na cirurgia computadorizada. Atualmente, notamos que essa ferramenta revolucionou até mesmo os atendimentos, permitindo que os médicos tenham acesso aos pacientes de lugares remotos, assim como a redução do tempo de espera dos diagnósticos. Além disso, os benefícios dos softwares e aplicativos estão também impactando na:
-
gestão hospitalar;
-
obtenção de diagnósticos;
-
realização de procedimentos mais precisos;
-
integração de outras áreas ao campo da medicina;
-
redução de erros médicos;
-
no aumento da cura dos pacientes.
Um levantamento realizado pela Accenture mostra que a internet está presente em 91% dos hospitais. Além disso, 61% dos médicos atendem os pacientes por meios virtuais, bem como 38% recorrem ao uso de softwares para a gestão. Tudo isso comprova que a tecnologia é uma realidade para a área, que tende a crescer cada vez mais.
Quais os avanços na medicina obtidos com a tecnologia?
Os avanços da Inteligência Artificial trazem para a área médica procedimentos que até o século passado eram imagináveis somente nos filmes de ficção.
Atendimentos à distância, diagnósticos mais rápidos, tratamento para doenças, impressão 3D, projetar cenários e até medicamentos desenvolvidos pela IA virou uma realidade contemporânea.
Cirurgia robótica
Atualmente, é encontrado nas salas de cirurgias computadores, câmeras e braços robóticos. Os procedimentos auxiliados pela tecnologia são chamados de cirurgia computadorizada.
Essas ferramentas são capazes de melhorar a visualização de órgãos e estruturas do corpo humano. As imagens projetadas por um computador guiam os profissionais a serem mais precisos na utilização de algum instrumento, mas também no manuseio menos invasivo, o que traz mais segurança aos pacientes. Assim, os robôs fazem parte da equipe médica orientando as cirurgias das seguintes especialidades:
-
gastrointestinal;
-
coração;
-
ginecologia;
-
otorrinolaringologia;
-
cabeça e pescoço;
-
urológica e outras.
Em outras especialidades, como a oftalmologia, a IA ainda não faz parte da equipe cirúrgica. No entanto, ajudaria muito o controle motor do médico, pois, por exemplo, a cirurgia da retina, que é a remoção de uma fina camada, por ser muito delicada, demanda extrema precisão. Nesse caso, o uso da robótica melhoraria a destreza do médico, mas certamente, com o tempo, estará inserida na sala de cirurgia.
Impressão 3D
Na medicina, a impressão 3D é usada somente para estudar a estrutura do corpo humano e para reproduzir órgãos com a mesma finalidade. Esses experimentos permitem treinar os procedimentos, bem como visualizar as partes internas do corpo para avaliar as anomalias dos pacientes.
Talvez, a dúvida sobre até onde a inteligência artificial pode nos levar apareça. Será que futuramente a impressão 3D conseguirá reproduzir órgãos humanos capazes de ser transplantados? Isso seria uma grande revolução médica e diminuiria significativamente a fila à espera de transplante.
Plataformas de telemedicina
Nas instituições de saúde, os softwares se fazem presentes. A tecnologia e a telecomunicação estão inseridas na realidade dos consultórios de muitos profissionais. A telemedicina permite a interação entre médicos e pacientes, assim como torna capaz a troca de informações entre os especialistas. Além disso, ela viabiliza a obtenção dos laudos de exames, seminários e congressos a distância.
Medicamento desenvolvido pela Inteligência Artificial
O NS018_55 é o primeiro medicamento desenvolvido pela IA, que passou para a segunda fase, o teste em humanos. Todo o processo de desenvolvimento desse medicamento contou com a IA. A tecnologia ajudou a identificar as moléculas que poderiam ser usadas, prevendo parte dos resultados, e conseguiu gerar novos compostos.
Trata-se de um medicamento para tratar a fibrose pulmonar idiopática, um tipo de pneumonia intersticial crônica, que piora a respiração com tempo, elevando a taxa de mortalidade.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.