Otan afirma que entrada da Suécia na organização está “ao alcance”
O secretário-geral da Otan garantiu que “é absolutamente possível ocorrer uma decisão positiva na cúpula da semana que vem”
Data da Publicação da Notícia : 07/07/2023 08:46 por Redação
Brussels (Belgium), 27/04/2023.- NATO Secretary General Jens Stoltenberg speaks speaks during a joint statement with Luxembourg's prime minister at a press conference at Alliance headquarters in Brussels, Belgium, 27 April 2023. (Bélgica, Luxemburgo, Bruselas, Luxemburgo) EFE/EPA/OLIVIER MATTHYS
Bruxelas (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, garantiu nesta quinta-feira que a incorporação da Suécia à Aliança está “ao alcance” e convocou uma reunião com o primeiro-ministro do país nórdico, Ulf Kristersson, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para tentar um acordo político antes da cúpula de Vilnius.
“Hoje reafirmamos que a adesão da Suécia está ao nosso alcance”, disse o político norueguês, após se encontrar com autoridades suecas e turcas na sede da Otan, em Bruxelas, para debater o assunto.
O secretário-geral da Otan garantiu que “é absolutamente possível ocorrer uma decisão positiva na cúpula da semana que vem”, na qual “fique claro que (a Turquia) está pronta para ratificar” a adesão sueca.
Para conseguir “aproximar posições”, Stoltenberg se reunirá na próxima segunda-feira, em Vilnius – um dia antes do início da cúpula da Otan -, com Kristersson e Erdogan.
O secretário-geral da Otan lembrou, contudo, que a ratificação do Parlamento turco” sobre a adesão “não ocorrerá antes da próxima segunda-feira”.
O norueguês afirmou que “a ratificação sobre a adesão da Suécia não é o fim da cooperação com a Turquia”, se referindo à aplicação da lei antiterrorismo no país escandinavo.
A Turquia acusa a Suécia de permitir em seu território as atividades de militantes da guerrilha curda Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Além da Turquia, ainda está pendente a ratificação da Hungria, que já anunciou que não o fará até que Ancara dê seu passo nesse sentido. EFE
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.