Início Notícia Voltar

Início precoce do El Niño surpreende especialistas e aumenta expectativas de um 'super El Niño

Climatologistas alertam para a possibilidade de um fenômeno intensificado, com temperaturas acima da média em todo o mundo.



Data da Publicação da Notícia : 09/06/2023 09:03 por Redação

CapaNoticia

Imagem ilustrativa

Banner Topo

O início antecipado do El Niño surpreende os especialistas e gera especulações sobre a possibilidade de um evento de proporções excepcionais. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos, reconhecida como uma autoridade global em meteorologia, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (8) que as condições necessárias para o surgimento do El Niño estão presentes. Esse fenômeno, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, tem o efeito de aumentar as temperaturas em escala global e, normalmente, traz calor e chuvas para a região do Rio Grande do Sul.

De acordo com L’Heureux, cientista da Noaa, o El Niño se desenvolveu dois meses antes do esperado em comparação com a maioria dos eventos anteriores e ainda há possibilidade de crescimento adicional. As projeções indicam que existe uma chance de 25% de ocorrer um "super El Niño", caracterizado por atividades ainda mais intensas e temperaturas até 2,5°C acima da média em certas partes do mundo.

Em maio, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) previu que o período entre 2023 e 2027 será o mais quente já registrado na Terra, devido ao impacto combinado do El Niño e das mudanças climáticas causadas principalmente pelas emissões de gases de efeito estufa. A OMM estima uma probabilidade de 98% de que, pelo menos, um dos próximos cinco anos, assim como o período como um todo, será o mais quente já registrado na história.

Por três anos consecutivos, o fenômeno oposto, conhecido como La Niña, contribuiu para a diminuição das temperaturas. Agora, de acordo com a NOAA, o El Niño tem o potencial de moderar a atividade dos furacões no Atlântico, enquanto favorece o aumento desses fenômenos no Oceano Pacífico.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.