Associados assumem comando temporário da Piá após renúncia da diretoria
A cooperativa de Nova Petrópolis enfrenta uma crise financeira há anos, que se agravou nos últimos meses
Data da Publicação da Notícia : 29/05/2023 08:42 por Redação
Assessoria de Imprensa
Após a renúncia da diretoria, três associados da Piá assumiram temporariamente o controle da cooperativa, enquanto aguardam a eleição da nova diretoria, marcada para o dia 19 de junho. Após um pedido feito pelo conselho fiscal da empresa, a Justiça deferiu os nomes de Elton Bischoff, Jorge Dinnebier e Severino Seger como administradores provisórios do negócio em Nova Petrópolis, na Serra.
Na decisão, à qual a coluna teve acesso, o juiz Franklin de Oliveira Netto afirma entender como "necessária" a nomeação de uma administração provisória diante do cenário de crise enfrentado pela cooperativa.
"Diante desse cenário, entendo ser não apenas prudente, mas também necessário nomear uma administração provisória para contornar as obrigações de primeira ordem, possibilitando assim algum nível de equilíbrio que permita à nova diretoria, porventura eleita na assembleia extraordinária já agendada, condições para prosseguir na tão almejada reestruturação e perenidade desta cooperativa no mercado."
A decisão também ressalta que a administração provisória deve ser exercida "dentro dos limites necessários para a gestão do negócio e dos funcionários" e que os diretores temporários não podem agravar ainda mais a situação financeira da cooperativa com a contratação de novos empréstimos sem autorização ou alterar as relações jurídicas da empresa.
A renúncia da diretoria da Piá ocorreu no dia 17. Além do então presidente Jeferson Smaniotto, deixaram seus cargos o vice-presidente, o secretário-geral e membros do conselho de administração. A cooperativa de Nova Petrópolis enfrenta uma crise financeira há anos, que se agravou nos últimos meses. O ponto mais crítico foi no início deste mês, quando houve atraso no pagamento aos fornecedores de leite.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.