Início Notícia Voltar

Primeiros casos de gripe aviária são confirmados no Brasil

A doença, causada pelo vírus H5N1, foi identificada em duas aves marinhas silvestres encontradas no litoral do Espírito Santo



Data da Publicação da Notícia : 15/05/2023 15:43 por Redação

CapaNoticia

Foto: ICMBio / Divulgação

Banner Topo

O Ministério da Agricultura anunciou hoje que foram identificados os primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil. Dois exemplares de aves marinhas silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecidas como Trinta-réis-de-bando, foram encontrados no litoral do Espírito Santo, um em Marataízes e outro no bairro Jardim Camburi, em Vitória, após notificação do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o caso e espera que os países membros da organização não imponham restrições ao comércio internacional de produtos avícolas do Brasil. O Mapa ressaltou que a detecção da infecção pelo vírus IAAP em aves silvestres não afeta o status do Brasil como país livre da doença.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência para fortalecer a mobilização do setor privado e dos serviços veterinários oficiais, com o objetivo de aumentar a preparação nacional e reforçar a vigilância da pandemia de IAAP.

O Mapa informou que, dependendo do progresso das investigações e do cenário epidemiológico, poderão ser adotadas novas medidas sanitárias pelo Mapa e pelas autoridades estaduais de sanidade agropecuária para evitar a propagação da doença e proteger a avicultura nacional. Além disso, serão intensificadas as ações de comunicação sobre a doença e as principais medidas preventivas, com o objetivo de conscientizar a população em geral e os criadores de aves, incluindo orientações para os setores rurais e urbanos, como a notificação imediata de casos suspeitos da doença e o reforço das medidas de biossegurança na produção avícola.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), por meio da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e do Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária (GEPIA), divulgou uma nota afirmando que está em ação conjunta com o setor produtivo. A ABPA ressaltou que os casos foram registrados em aves marinhas migratórias e não ocorreram no sistema industrial brasileiro, que segue rigorosos protocolos de biossegurança. Portanto, não há impacto no abastecimento interno de produtos avícolas.

A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus e afeta principalmente aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo enfrenta a maior pandemia de IAAP, e a maioria dos casos está relacionada ao contato entre aves silvestres migratórias e aves de subsistência, aves de produção ou aves silvestres locais.

De acordo com o Mapa, a infecção humana pelo vírus da Influenza Aviária pode ocorrer principalmente pelo contato com aves infectadas, vivas ou mortas. Portanto, é importante que




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.