Sarandi - Projeto de reposição salarial para agentes políticos do Executivo não partiu do Governo
Vice-prefeito destaca que reposição não foi reivindicada e explica situação das contas públicas
Data da Publicação da Notícia : 27/03/2023 14:25 por Redação
Assessoria de Imprensa
Em nota publicada em suas redes sociais, o vice-prefeito de Sarandi Reinaldo Antônio Nicola respondeu a alegações levantadas no plenário da Câmara de Vereadores que versaram sobre projeto de reposição salarial do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e trouxe esclarecimentos sobre a gestão das finanças municipais. O projeto de concessão da reposição anual não foi aprovado em plenário e, na oportunidade, foi mencionado um suposto “descontrole” das contas públicas, imediatamente refutada pelo vice-prefeito.
Segundo Nicola, não partiu do Governo qualquer reivindicação acerca de reposição salarial, tendo o projeto sido de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que anualmente encaminha projetos dessa natureza para apreciação do plenário. Em relação à questão das finanças do Município e gastos com pessoal, na nota, o vice-prefeito trouxe dados técnicos que explicam o observado crescimento no percentual de gastos com pessoal:
- O Tribunal de Contas do Estado passou a considerar o pagamento de aproximadamente R$ 500 mil/mês da dívida que o Município tem com o Fundo de Aposentadoria dos Servidores como "gasto com pessoal", pagamentos estes que há muitos anos são feitos, os quais não iniciaram na atual gestão – pontuou em trecho da Nota.
Nicola também trouxe um elenco de serviços implantados pelo Governo nas áreas da Educação, Saúde e Promoção Social que motivaram a contratação de profissionais para atendimentos às pessoas, justificando o acréscimo de gastos com pessoal:
- Com o CIEP municipalizado, a abertura do Centro de Educação Integral Andressa de O. Piuco e o aumento considerável de vagas nas creches e escolas municipais, as contratações de profissionais na Educação foi inevitável, considerando que o quadro está incompleto. Importante incluir também o incremento de serviços na área da Saúde, equipes nas ESFs Barreirinho e Beira Campo, AMENT, CAPS, PIM, Rede Bem Cuidar, mais profissionais na área psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, ampliação de horário da farmácia básica do CAMS e outros serviços – afirma.
Nos próximos meses, de acordo com Nicola, a reforma da Escola Padre Luiz Vigna estará pronta e será colocada em funcionamento, possibilitando zerar a lista de espera das vagas de creche, o que demandará a necessidade de novas contratações, portanto com novo acréscimo em gasto com pessoal.
- Diante disso, posso assegurar que em nenhum momento o Governo agiu com irresponsabilidade em relação às contas públicas e as finanças municipais, mas sim com responsabilidade social, ampliando serviços que beneficiam diretamente as pessoas – finaliza.
Decom
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.