Último final de semana com estacionamentos oblíquos nas avenidas de Sarandi
Feriadão de Carnaval será marcado pela implantação do estacionamento paralelo nas avenidas Expedicionário e Sete de Setembro
Data da Publicação da Notícia : 15/02/2023 15:30 por Redação
Assessoria de Imprensa
O Governo Municipal lançou o PROMOBI – Programa de Mobilidade e Infraestrutura, como está sendo chamado o planejamento de obras para as mudanças nos estacionamentos e reformulação das avenidas principais de Sarandi. O projeto foi apresentado à comunidade e discutido amplamente em audiência pública realizada no ano passado e, tendo sido aprovada a sua execução.
A primeira mudança está marcada para acontecer neste final de semana: com a presumida redução no movimento da cidade por conta do feriadão de Carnaval, a empresa Construbrás, contratada pela Prefeitura de Sarandi, estará efetuando as pinturas e sinalização vertical na pista de toda a extensão das avenidas Expedicionário e Sete de Setembro, marcando o fim do formato de estacionamento oblíquo na região central e a implantação do paralelo.
Essas alterações nas avenidas já estavam vigentes em trechos específicos, como na Avenida Expedicionário, da esquina com a rua Pietro Cescon até a BR 386 e na Sete de Setembro, da esquina com a Miguel Ortolan até a Rua João Tesser, além de outros pontos a partir da esquina da Cosme Favretto até o Parque de Exposições. A experiência, mesmo contando com uma certa redução do número de vagas, foi avaliada como positiva para a fluidez do trânsito e a segurança nas entradas e saídas de vagas, com o aumento da visibilidade.
Alteração do formato dos estacionamentos é a primeira mudança de um grande projeto, afirma Debastiani.
O prefeito Nilton Debastiani anunciou as mudanças nos estacionamentos nesta semana. Segundo ele, o programa do Governo prevê outras ações que virão na esteira dessa iniciativa:
- O consenso que existe é o de que o atual formato do trânsito e dos estacionamentos em Sarandi não pode mais continuar como está e que as mudanças necessárias precisam começar com urgência. Por esse motivo, nós planejamos com cuidado a data dos trabalhos, escolhendo o feriado de Carnaval por ser a época em que se observa menos movimento, para trazer o mínimo de transtornos à população – afirma o prefeito Debastiani.
Segundo o líder do Executivo, as próximas ações incluirão a implantação do estacionamento rotativo pago, cujo serviço será terceirizado, a exemplo do que ocorre em outros municípios da região que optaram por esse sistema com grande sucesso. Em seguida, iniciará a reformulação da rótula das avenidas e do recuo das faixas de pedestres, obras de segurança com alto grau de complexidade que contarão com investimentos próprios da Prefeitura de Sarandi em valor aproximado de R$ 300 mil. Em seguida, serão construídas as vagas de estacionamento previstas para os canteiros centrais.
- O nosso objetivo é dar uma nova visão para a região central do município, aumentar a segurança e a eficiência do trânsito. Sarandi não é mais uma cidade pequena. É uma cidade grande e, como tal, se depara com problemas de cidades grandes que por sua vez exigem planejamento e soluções a níveis de cidades grandes. É assim que pensamos e é assim que queremos continuar trabalhando – finaliza Debastiani.
De acordo com o prefeito, as demais mudanças, como o estacionamento rotativo pago, já contam com lei autorizativa promulgada, mas estão sendo estudadas de forma aprofundada, por serem alterações permanentes com efeitos para muitos anos.
Decom
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.