Corpo de Bombeiros Militar completa 30 dias de atuação em Sarandi
Corporação atendeu uma média de mais de uma ocorrência diária na região
Data da Publicação da Notícia : 27/01/2023 09:57 por Redação
Bombeiros protegem Sarandi e outros nove municípios da região há 30 dias, com média de mais de uma ocorrência diária
O ano de 2022 se encerrou com chave de ouro, nas palavras do prefeito Nilton Debastiani, com a implantação do Corpo de Bombeiros Militar em Sarandi e o início da sua atuação no quartel construído às margens da RS 404. Neste sábado, dia 28 de janeiro, a corporação completa 30 dias de atuação no município, vindo a se somar às equipes de bombeiros civis auxiliares mantidas pela Prefeitura de Sarandi até essa data.
O paradigma em termos de Segurança para os dez municípios do Grande Sarandi que passaram a fazer parte da área de atuação do pelotão agora é outro, segundo Debastiani:
- O Corpo de Bombeiros Militar traz a Sarandi não apenas um nível maior de especialização, mas também toda a estrutura de equipamentos e organização que o Estado possui. A nossa comunidade regional sempre esteve protegida por equipes a nível municipal e bombeiros civis capacitados e corajosos, porém, nós reconhecemos as nossas limitações enquanto municípios de estruturar melhor esses serviços que agora contam com o suporte da corporação – afirma Debastiani.
Em 28 de dezembro de 2022, foi inaugurado o Quartel do Corpo de Bombeiros em Sarandi, em solenidade com grande participação da comunidade e atenção da imprensa escrita e falada. A obra recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios da Prefeitura de Sarandi e repasse da Câmara de Vereadores, sendo fundamental nas articulações pela implantação do pelotão no município, realizadas juntamente com a ACISAR e lideranças políticas parceiras. O pelotão atua na modalidade comunitária, com efetivo de 12 militares e seis bombeiros civis auxiliares, da equipe mantida pela Prefeitura.
Bombeiros atendem mais de 40 ocorrências em um mês.
Somente em Sarandi, 38 ocorrências foram atendidas pelos Bombeiros Militares. Nos municípios da região, Sagrada Família, Barra Funda e Ronda Alta, comunidades abrangidas pela área de atuação do pelotão de Sarandi, também tiveram registros de ocorrências. Essas são as estatísticas atualizadas do último dia 24 de janeiro, englobando incêndios principalmente em vegetação, acidentes automobilísticos nas rodovias, entre outros atendimentos prestados.
A média de atendimentos supera o patamar de uma ocorrência por dia, mostrando em números a importância da atuação da Corporação junto à comunidade para a proteção da população. Até o fechamento desta edição, o número de ocorrências pode ter aumentado, com a prestação de novos atendimentos.
Além disso, a atuação dos Bombeiros Militares está tendo destaque na avaliação de Planos de Proteção e Combate à Incêndios – PPCIs, documentação necessária para a liberação do uso de imóveis ou da realização de eventos. Antes, era necessário protocolar projetos dessa natureza junto ao pelotão de Carazinho. O primeiro evento da Prefeitura de Sarandi cujo PPCI foi analisado no município foi a 15ª Feira da Uva e das Agroindústrias Familiares, promovido juntamente com o Sintraf, Coopafs e Emater/Ascar.
Decom
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.