Solução contra a seca - Prefeitura de Sarandi inicia a utilização de caminhão-pipa para umidificação das estradas
Com o equipamento, equipes podem realizar manutenção de estradas rurais, mesmo em meio à estiagem
Data da Publicação da Notícia : 12/01/2023 11:58 por Redação
Assessoria de Imprensa
Em períodos de seca, como o vivenciado no verão 2022/2023, o trabalho de manutenção de estradas rurais fica especialmente prejudicado pela falta de umidade do solo, necessária para garantir a boa compactação de cascalho, pedras e terra, tornando as vias trafegáveis, o que impede o trabalho das equipes responsáveis pelos trabalhos no interior.
A Prefeitura de Sarandi buscou uma solução para as dificuldades enfrentadas no período de estiagem. Dispondo de um caminhão no Parque de Máquinas, o Governo Municipal contratou a instalação de um reservatório de água com capacidade para mais de sete mil litros de água, com sistema de aspersão, possibilitando a umidificação do cascalho e a continuidade dos trabalhos mesmo em períodos de estiagem.
O investimento realizado pelo Governo foi de entorno de R$ 100 mil e começou a dar frutos nessa semana. As equipes da Secretaria de Obras iniciaram a utilização do caminhão-pipa nos trabalhos de cascalhamento e patrolamento da estrada Sarandi-Natalino, da saída da cidade até o acesso à linha Mendes Médio. Os resultados foram extremamente positivos, como ressaltou o prefeito Nilton Debastiani:
- Com certeza, o sistema é limitado e não permite o mesmo ritmo de trabalho de condições normais de chuva, que deixa o solo mais úmido e permite a compactação, mas a nossa avaliação é muito positiva e de fato contribui para que os serviços continuem sendo realizados – diz Debastiani.
Com a umidificação do solo, as equipes realizaram cerca de 3km de patrolamento e cascalhamento da principal via de ligação de Sarandi com as comunidades rurais de Mendes Baixo, Médio e Alto, Tarumã e com a encruzilhada Natalino, ponto de ligação através da RS 324 com Passo Fundo e Erechim. Os trabalhos continuam sendo realizados nos próximos dias, até terminar a manutenção da via que totaliza 14km de chão-batido.
Decom
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.