Início Notícia Voltar

Universidades francesas selecionam brasileiros para graduação e pós-graduação

Brasileiros podem se candidatar a universidades públicas ou privadas, concorrendo a bolsas de estudos



Data da Publicação da Notícia : 04/11/2022 16:33 por DINO

CapaNoticia
Banner Topo

Estão abertas as candidaturas para cursar uma graduação ou pós-graduação na França a partir do próximo ano letivo, que começa em setembro de 2023. Os brasileiros ou estrangeiros residentes no país podem concorrer, através da plataforma do Campus France Brasil, a vagas em universidades francesas públicas ou privadas.

Existe uma grande variedade de projetos acessíveis aos candidatos, em todas as áreas de estudos: graduação ou tecnólogo completo, transferência de um curso já iniciado no Brasil ou Master, equivalente à pós-graduação.

Processo seletivo

Para aplicar, é necessário criar uma conta no site do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior. Em seguida, é preciso completar as informações pessoais e anexar a documentação obrigatória, que consiste em históricos escolares, diplomas, motivações, testes de proficiência, entre outros. Através do sistema, o candidato pode indicar mais de um curso ou universidade, o que aumenta consideravelmente as chances de admissão.

Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no Guia do candidato.

Benefícios e bolsas

A França é um dos países que mais recebe estudantes internacionais do mundo todo e possui uma forte política de internacionalização do ensino superior. Em 2022, 365.000 estudantes estrangeiros se matricularam em universidades francesas, número que tende a crescer: nos últimos 5 anos, houve uma alta de 18%.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 200 e 3.770 euros anuais. Nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros por ano.

Com o visto de estudante, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Portas abertas

Com o objetivo de auxiliar todos os interessados, o Campus France organiza, entre os dias 5 e 8 de novembro, uma série de eventos presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília. A inscrição pode ser feita no link: https://www.bresil.campusfrance.org/agenda/journee-portes-ouvertes-2022



Website: http://www.brasil.campusfrance.org



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.