Início Notícia Voltar

Vigilância em Saúde de Sarandi alerta para prevenção e combate à Dengue

Os meses de verão costumam ser os de maior ocorrência de casos de Dengue devido à alta proliferação do mosquito Aedes aegypti



Data da Publicação da Notícia : 19/10/2022 10:34 por Redação

CapaNoticia

Imagem ilustrativa

Banner Topo

Os meses de verão costumam ser os de maior ocorrência de casos de Dengue devido à alta proliferação do mosquito Aedes aegypti na estação mais quente e chuvosa do ano. De forma preventiva, a equipe da Vigilância em Saúde de Sarandi tem intensificado os trabalhos de divulgação de orientações à população, além da identificação e controle de possíveis focos de larvas, uma vez que as recentes chuvas são favoráveis ao avanço da propagação do mosquito.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Magliane Maciel Cardoso, pede que a comunidade sarandiense reforce os cuidados preventivos, evitando o descarte irregular de lixo, o acúmulo de água parada em recipientes ao ar livre e verificando se existem possíveis focos nos quintais. “Os agentes de endemias juntamente com a Vigilância Sanitária têm realizado a vistoria de residências e seus pátios, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar possíveis focos endêmicos, fazendo uma inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados, além da aplicação de larvicidas e inseticidas (quando são encontrados foco com larvas)”, explica.

O departamento alerta que a Dengue, assim como a Zika e a Chikungunya, é uma doença perigosa, que pode deixar graves sequelas e até levar a óbito. “A principal forma de prevenção é evitar todo e qualquer acúmulo de água parada e eliminar os criadouros de larvas. Pedimos que a população fique atenta aos cuidados principalmente nesses dias de chuva intensa, alternada com períodos de altas temperaturas, monitorando sempre seus pátios, pois o mosquito se prolifera muito rapidamente. É importante acabar com qualquer criadouro de larvas, evitando o acúmulo de água, seja ela limpa ou suja”, orienta Magliane.




Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.