Em 1º discurso, rei Charles III renova "promessa de serviço" de Elizabeth II
Ele abriu e fechou o discurso da mesma forma, lembrando-se de sua mãe, com uma emotiva mensagem final
Data da Publicação da Notícia : 12/09/2022 09:08 por Redação
EFE
Em seu primeiro discurso como novo rei do Reino Unido, Charles III prestou nesta sexta-feira uma emotiva homenagem a sua falecida mãe, Elizabeth II, e se comprometeu a seguir seu exemplo.
O soberano também anunciou a nomeação de seu filho e herdeiro, William, e sua esposa, Kate, como os novos príncipe e princesa de Gales.
Usando terno e gravata pretos, um Charles sereno e com uma expressão enternecida fundamentou seu discurso em uma homenagem a Elizabeth, que morreu na quinta-feira aos 96 anos de idade e após 70 de reinado - o mais longo da história do país.
"A rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida, uma promessa com o destino cumprida. Agora ela é chorada no momento de sua morte. Renovo hoje essa promessa a todos de serviço ao longo de toda a vida", disse o monarca.
Ele abriu e fechou o discurso da mesma forma, lembrando-se de sua mãe, com uma emotiva mensagem final.
"Para minha querida mamãe, enquanto começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido papai, quero dizer simplesmente o seguinte: Obrigado. Obrigado por seu amor e pela devoção à nossa família e à família das nações à qual serviu diligentemente durante todos esses anos", afirmou.
Em um discurso de cerca de cinco minutos, gravado com antecedência no Salão Azul do Palácio de Buckingham, Charles amarrou fios sobre o caráter de seu reinado, começando com o compromisso com os princípios constitucionais.
"Como a própria rainha fez com devoção inabalável, eu também me comprometo agora, para o resto do tempo que Deus me conceder, a defender os princípios constitucionais no centro de nossa nação", disse.
Acompanhado à esquerda por uma foto de Elizabeth II, o novo rei repassou um por um o status dos membros de sua família, começando por sua esposa, a rainha consorte Camilla, que demorou a ganhar o afeto dos britânicos por ter sido a amante do então príncipe quando ele era casado com Diana.
"Conto com a ajuda amorosa de minha querida esposa Camilla. Em reconhecimento a seu leal serviço público desde nosso casamento, há 17 anos, ela se torna minha rainha consorte. Sei que ela trará para seu novo papel a devoção inabalável ao dever, do qual vim a depender tanto", afirmou.
Ao se referir ao príncipe herdeiro, William, ele disse que estava "orgulhoso" de nomeá-lo príncipe de Gales, o mesmo título que ele teve até a morte da rainha.
"Com Kate a seu lado, nossos novos príncipe e princesa de Gales continuarão a inspirar e liderar nossos debates nacionais", acrescentou.
Charles também falou de seu filho mais novo, Harry, com quem, de acordo com a imprensa britânica, estaria brigado.
"Expresso meu amor pelo príncipe Harry e por Meghan enquanto eles continuam a construir suas vidas no exterior", declarou. EFE
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.